Imagem da matéria: Ministro do Tesouro da Austrália diz na TV que vai regular mercado de criptomoedas
Foto: Shutterstock

Como parte de uma modernização radical nos sistemas de pagamentos do país, o governo da Austrália irá reformular a estrutura regulatória de corretoras de criptomoedas.

Ressaltando que mais de 80 mil australianos investem em criptomoedas, o secretário do Tesouro Josh Frydenberg disse que o governo está “ampliando a definição dos serviços e os produtos que podem ser regulados”, em entrevista ao 7News Australia.

Publicidade

“Estamos tirando esse setor das sombras e levando-o a uma estrutura regulatória, que é a líder mundial”, afirmou Frydenberg, acrescentando: “Queremos que essas empresas que estão comprando e vendendo criptomoedas sejam adequadamente licenciadas” para “fornecer maior transparência e segurança àquelas pessoas que estão transacionando nesse setor”.

De acordo com a Reuters, o governo australiano começará a consulta para estabelecer uma estrutura de licenciamento para corretoras digitais no início de 2022 e irá debater com empresas de regulação que armazenam cripto em nome de seus clientes.

O Tesouro Australiano também irá trabalhar com o banco central do país em uma moeda digital de banco central (ou CBDC, na sigla em inglês).

O colapso da MyCryptoWallet

O anúncio de Frydenberg coincide com o colapso da corretora australiana de criptomoedas MyCryptoWallet, que recorreu à empresa SV Partners, nesta quarta-feira (8), para liquidar seus ativos e lidar com credores.

Publicidade

A iniciativa acontece meses após relatos de que usuários da corretora não tinham acesso a seus fundos, de acordo com o Australian Financial Review.

A MyCryptoWallet não foi a primeira corretora australiana de cripto a encerrar suas atividades este ano.

Em outubro, a Blockchain Global Limited, sediada em Melbourne, operadores da corretora cripto ACX, faliram, devendo US$ 21 milhões a credores, segundo o Sydney Morning Herald.

*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Michael Saylor está no Brasil para participar de evento do Itaú

Michael Saylor está no Brasil para participar de evento do Itaú

O famoso entusiasta do Bitcoin veio ao Brasil para participar de um evento fechado com clientes do Itaú
Imagem da matéria: Scarpa quer desfecho de ação contra Willian Bigode por golpe cripto: “Já passou da hora”

Scarpa quer desfecho de ação contra Willian Bigode por golpe cripto: “Já passou da hora”

O jogador do Atlético Mineiro está desde o ano passado atrás dos valores investidos na WLJC Gestão Financeira através de Bigode
Do Kwon, criador da Terra (LUNA) olhando assustado para a câmera.

Criador da LUNA é considerado responsável por fraude em julgamento nos EUA

Os reguladores dos EUA prevaleceram com a acusação de que Do Kwon enganou milhares de investidores com o ecossistema Terra (LUNA)
Tigran Gambaryan, chefe de compliance da Binance, posa para foto

Executivo da Binance é transferido para prisão subterrânea na Nigéria 

A Justiça transferiu Tigran Gambaryan para presídio após fuga de seu colega da Binance que também estava detido na Nigéria