Imagem da matéria: Mineradores de bitcoin na Venezuela esperam novo 'preço justo' para eletricidade
(Foto: Shutterstock)

Em setembro, a Venezuela determinou que todos os mineradores de bitcoin e outras criptomoedas ingressassem em um pool nacional. Todos os ganhos seriam regulamentados pelo estado e divididos entre os mineradores

Agora, a Venezuela quer mudar as tarifas de eletricidade.

Publicidade

A Superintendência Nacional de Ativos Criptografados e Atividades Relacionadas da Venezuela (SUNACRIP), órgão regulador de criptomoeda, e o Ministério da Energia do Povo para Energia Elétrica, que define a política pública de eletricidade, assinaram um acordo legal para promover e organizar a atividade de mineração de criptomoedas no país.

“Por instrução do Presidente Nicolas Maduro, assinamos o Acordo-Quadro de Cooperação Interinstitucional para continuar com o fortalecimento das políticas estaduais que permitem o desenvolvimento da cripto mineração digital e a preservação do fornecimento de energia elétrica na Venezuela”, disse Nestor Reverol em sua Conta do Instagram. “Também estabeleceremos preços justos para o setor de mineração, o que permitirá o desenvolvimento e melhoria da prestação de serviços.”

Mas não há nenhuma palavra sobre o que está exatamente naquele documento – e se os preços irão cair (para atrair pessoas para a indústria) ou aumentar (para extrair alguma riqueza de um setor intensivo em recursos).

O que sabemos dos comentários do ministro é que o acordo modificaria as tarifas de eletricidade para os mineiros e alteraria o processo de licenciamento para os mineradores.

Na Venezuela, a mineração de Bitcoin já é mais regulamentada do que na maioria dos países. Primeiro, os mineradores devem ser registrados em um censo oficial. Em segundo lugar, a mineração é oficialmente uma atividade tributável. Terceiro, os mineradores são obrigados por lei a aderir a um pool nacional controlado pelo estado.

Publicidade

Apesar dos regulamentos, no entanto, ainda há alguma confusão entre as autoridades policiais e outros órgãos governamentais sobre o status da mineração. A nova ordem visa, em parte, esclarecer as coisas.

A ideia de ordenar e promover a atividade de mineração parece boa – em teoria. Mas a especulação sobre o que as autoridades realmente farão está viva nas redes sociais e nos círculos de criptografia.

A diretora da SUNACRIP, Joselit Ramirez, garantiu aos venezuelanos que a tarifa seria “atrativa” para os envolvidos na atividade, o que poderia implicar em um esforço para propor tarifas baixas ou pelo menos uma situação melhor para os mineiros.

Carlos Díaz, um minerador independente (o que significa que não está registrado no governo) que mora em Puerto Ordaz, não tem tanta certeza.

Publicidade

“O governo fala em estabelecer um preço justo para a eletricidade. Mas na Venezuela, onde a energia é quase de graça, isso pode ser uma forma de dizer que vai aumentar as tarifas”, disse Díaz ao Decrypt. “No entanto, esta é a Venezuela, onde tudo pode acontecer”, disse ele, observando a propensão do governo a solicitar reduções forçadas de preços de produtos e serviços.

Quanto às modificações no processo de licenciamento, provavelmente se relacionam aos esforços para evitar a sobrecarga da rede elétrica em áreas residenciais. Mas Juan Blanco, CEO da BitData, disse ao Decrypt que os mineradores não são os culpados. Em vez disso, a falta de investimento estatal em infraestrutura e apoio às empresas alterou o cenário econômico. “Muitas empresas fecharam aqui”, disse ele, “e as mineradoras aproveitaram essa disponibilidade de eletricidade”.

*Traduzido e editado com autorização da Decrypt.co
VOCÊ PODE GOSTAR
homem segura com duas mãos uma piramide de dinheiro

CVM julga hoje pirâmide Atlas Quantum; veja detalhes da acusação

Procuradoria da CVM acusa Atlas Quantum de operação fraudulenta no mercado de valores mobiliários e embaraço à fiscalização da CVM
Bitcoin e grafico de mercado

Traders de Bitcoin miram US$ 74 mil já na próxima semana com nova onda de fluxo positivo para ETFs

Com ETFs registrando quatro dias seguidos de entradas e dados de inflação nos EUA abaixo do esperado, o Bitcoin já começou a retomar a alta e superou os US$ 66 mil
Imagem da matéria: CEO da Grayscale deixa cargo: "Momento certo para transição"

CEO da Grayscale deixa cargo: “Momento certo para transição”

A Grayscale, uma das maiores gestoras de criptomoedas do mundo, anunciou que Michael Sonnenshein está deixando o cargo de CEO
Fachada da GameStop em Tyler no Texas

Memecoin da rede Solana com tema GameStop sobe 1.900% e desperta febre do GME

A memecoin GME decolou na segunda-feira (13), entregando retornos consideráveis, superando os das ações da GameStop