Imagem da matéria: Mineradoras de Bitcoin serão fechadas em região da China; Prazo é até final de agosto
(Foto: Shutterstock)

As atividades de mineração serão encerradas na região autônoma da China, Xinjiang Uyghur. Considerada ilegal pelas autoridades, as operações deverão ter um fim até o final de agosto, conforme publicação da Coindesk nesta segunda-feira (23).

Os primeiros rumores surgiram no final de semana após o vazamento de um aviso da Comissão de Economia e Informação de Xinjiang (EIC).

Publicidade

O documento exige que empresas de serviços públicos fechem operações ilegais de mineração de bitcoin na jurisdição.

A autenticidade do documento foi confirmada à Coindesk por um funcionário do escritório. Segundo ele, o documento foi elaborado pela unidade da EIC encarregada pelo setor financeiro.

O documento definiu a atividade de mineração como “entidade de negócios não licenciados”, ou seja, operação não registrada pelo governo local. A eletricidade também fez parte do relatório como “uso de energia elétrica sem contratos formais com empresas de serviços públicos”.

“Agências e empresas locais de serviços públicos serão responsabilizadas se não fecharem as operações ‘ilegais’ de mineração de bitcoins”, escreveu a EIC.

A decisão é uma sequência de um aviso emitido em janeiro que também exigia que as empresas de serviços públicos de Xinjiang realizassem e emitissem relatórios regulares sobre as atividades em questão. A intenção já era a retirada, ordenadamente, de todos os mineradores da região.

Publicidade

Na ocasião, apenas a ViaBTC acatou ordens de fechamento e comunicou seus clientes o encerramento das atividades. Era um momento de muita tensão em todo o país, pois boatos de proibição já ocorriam desde meados de 2017.

A repressão já afeta mineradoras de Xinjiang. Scott Meng, presidente de uma startup canadense de blockchain que também é proprietária de fazendas de mineração na região, disse à CoinDesk que o aviso do governo no início deste ano “definitivamente teve impacto” nas operações de mineração de bitcoin.

“Eu tenho dois parceiros lá: um tem 18 mil equipamentos, o outro tem 40 mil. E eles têm clamado por ajuda nos últimos dias, pedindo que eu procure lugares nos EUA e no Canadá, mas primeiro eu preciso ter eletricidade. Precisamos construir fazendas a partir do zero”, disse Meng.

Não é de agora

Em junho de 2017, as autoridades de Xinjiang já havia emitido um aviso aos departamentos municipais instruindo-os a serem cuidadosos ao apoiar as empresas de mineração de bitcoin.

Publicidade

“Essas operações não contribuem em nada para a economia da região, além de consumirem um volume considerável de eletricidade”, disse a EIC na ocasião.

Nesse período havia grande mobilidade de investidores à procura de locais que tivessem vastos recursos territoriais e energia barata. Um diferencial seria por regiões mais frias, visto que os equipamentos de mineração dispersam uma quantidade muito grande de calor.

Bitmain

Não se sabe se a maior mineradora do mundo, Bitmain, opera na região, mas há indícios que sim, visto um comunicado da empresa em 2016 que relatava um plano de mineração para a região de Xinjiang. Porém o funcionário da EIC não quis falar sobre o assunto.

Mineração de Bitcoin


Compre Bitcoin no Celular

A BitcoinTrade é a melhor plataforma para operar criptomoedas do Brasil.
Compre Bitcoin, Ethereum e Litecoin com segurança e liquidez, diretamente pelo app.
Baixe agora e aproveite, acesse: www.bitcointrade.com.br

Talvez você queira ler
Imagem da matéria: Ações da MicroStrategy batem maior preço em quase dois anos

Ações da MicroStrategy batem maior preço em quase dois anos

Empresa fundada por Michael Syalor agora detém aproximadamente 0,75% do fornecimento total de Bitcoin em circulação
cz fundador da exchange de criptomoedas binance

Desempregado, CZ diz estar “aproveitando” tempo livre e recomenda livros nas redes sociais

O ex-CEO da Binance falou sobre estoicismo e também relembrou frases antigas como “cuidado com o que você deseja”
homem em fundo escuro

Hacker expõe provas de que influencer cripto recebia dinheiro para promover golpes

Com 240 mil seguidores no X, ProfitBlue pede pagamento de publicidade adiantado, mas não cumpre acordos, segundo o detetive blockchain, ZachXBT
Ricardo e Camila, criadores do projeto Bitcoin é Aqui posam para foto

Conheça a pequena cidade brasileira que se tornou local com maior taxa de adoção do Bitcoin no mundo

Município do Rio Grande do Sul adota o Bitcoin como meio de pagamento para cortes de cabelo e cafés e chegando até em terrenos