Minerador faz previsão sobre o preço do Bitcoin e do Ethereum em 2023

Fundador de pool de mineração sugere que o próximo bull market das criptomoedas deve ser liderado pelo Ethereum (ETH)
Imagem da matéria: Minerador faz previsão sobre o preço do Bitcoin e do Ethereum em 2023

Foto: Shutterstock

À medida que as criptomoedas líderes do mercado abrem a semana com altas substanciais, alguns atores da comunidade cripto começam a especular sobre quais serão os caminhos que o Bitcoin (BTC) e o Ethereum (ETH) vão tomar a partir de agora.

Um deles foi Jiang Zhuoer, empresário chinês dono do pool de mineração de bitcoin BTC.TOP. Em uma série de tweets na segunda-feira (9), Zhouer disse que este é o último período lateral do mercado de baixa, traçando as razões pelas quais acredita que o próximo bull market das criptomoedas terá início entre março e maio de 2023, liberado pela recuperação do BTC e ETH.

Publicidade

1/ I would like to discuss our current position in the Bitcoin market cycle.
Starting from the previous Bitcoin (BTC) all-time high (ATH) and ending with the next halving, #BTC crossed the bear market bottom in 2014 and 2018, respectively. pic.twitter.com/IAq4U7q0iJ

— Jiang Zhuoer BTC.TOP (@JiangZhuoer) January 9, 2023

O empresário começa a sua análise comparando o tempo de recuperação do bitcoin nos outros mercados de baixa, de 2014 e 2018. 

Ele especula que se o preço do ativo atingiu o piso de US$ 15.476 em 2022, influenciado pelos eventos catastróficos do mercado como o colapso da FTX,“todos os três mercados de baixa levarão um tempo semelhante desde o recorde de preço anterior até o fundo”. Neste cenário, Zhuoer argumenta que a lei do ciclos que duram quatro anos “ainda parece ser inquebrável”.

Esse ciclo se baseia no halving do bitcoin, um evento programado na blockchain que a cada quatro anos corta pela metade a recompensa gerada por bloco minerado, diminuindo a emissão de novas moedas no mercado. Por isso, geralmente é acompanhado pela valorização da criptomoeda.

Enquanto o halving não chega — está marcado para acontecer em 2024 —, Zhouer vê dois caminhos, um otimista e outro pessimista, que o bitcoin poderá seguir nos próximos meses. 

Publicidade

Num cenário otimista, o atual mercado de baixa seguiria a recuperação vista em 2018 e o bitcoin poderia dar início ao próximo ciclo de alta já daqui dois meses, oscilando com altas e baixas até lá.

Já um cenário mais pessimista, que leva em consideração os eventos do mercado de baixa de 2014, a recuperação do bitcoin demoraria mais para acontecer, com o bull market começando só daqui oito meses, por volta de setembro, portanto.

A recuperação do Ethereum

Para o minerador Jiang Zhuoer, o cenário pessimista para o bitcoin é o mais provável de se concretizar, sobrando para o Ethereum liderar o próximo ciclo de alta das criptomoedas.

Ela argumenta que as recentes atualizações fortaleceram o ecossistema do Ethereum, como o mecanismo de queimas de moedas e a redução significativa da emissão do ativo após o The Merge — quando o Ethereum abandonou a mineração e adotou o consenso de prova de participação (PoS).

Publicidade

“A liberdade de moeda e a liberdade de contrato trazem um grande número de aplicativos e usuários e outros fatores múltiplos. Após o colapso da FTX, ao contrário do Bitcoin, o ETH não caiu para uma nova mínima, mas se manteve no fundo e foi para o lado”, relembra o minerador.

Ele observa que, embora o Ethereum ainda siga as tendências de preço do bitcoin, a sua correlação com a criptomoeda líder do mercado é mais significativa em evento de alta do que de baixa.

Um dado que respalda essa análise trazido pelo empresário é a queda da inflação do ether, que atualmente está por volta de 0,01% se comparada com a taxa de inflação de 3,9% que apresentava antes do Merge.

“O preço acabará por ser determinado pelo capital, e a deflação do ETH é muito favorável ao capital e se refletirá no preço. A partir desses dados, pode-se concluir que o mercado de alta do ETH começará em um modo deflacionário em espiral”, analisa o minerador.

Por esses motivos, ele argumenta que o Ethereum deve se recuperar antes que o Bitcoin e, após março ou maio deste ano, o preço do ETH ficará permanentemente fora da faixa inferior atual.

Publicidade
  • Já pensou em inserir o seu negócio na nova economia digital? Se você tem um projeto, você pode tokenizar. Clique aqui, inscreva-se no programa Tokenize Sua Ideia e entre para o universo da Web 3.0!