CEO-da-Microstrategy-Michael-Saylor
Criador da Microstrategy, Michael Saylor (Foto: Reprodução/Youtube)

O cofundador e Presidente Executivo da MicroStrategy, Michael Saylor, disse que a empresa não está apenas ciente dos Ordinals, mas também está interessada em como o protocolo que configurou a comunidade do Bitcoin pode levar à inovação de software.

Em uma entrevista no Bitcoin 2023 em Miami, Saylor disse exclusivamente ao Decrypt que a empresa de software está analisando os Ordinais e avaliando o seu potencial em termos de desenvolvimento de aplicações.

Publicidade

Frequentemente usado para criar ativos semelhantes a NFT em cima do Bitcoin, os Ordinals lançados em janeiro, e o protocolo — embora não seja totalmente adotado pela comunidade Bitcoin — criou uma nova onda de experimentação com a criptomoeda mais antiga do setor cripto.

Uma inovação recente no espaço que aproveita os Ordinals é uma estrutura experimental para a construção de tokens em cima do Bitcoin. Ela foi desenvolvida pelo entusiasta de dados em cadeia Domo no início de março. E desde então, milhares de outros chamados tokens BRC-20 foram criados.

Todas essas transações foram parcialmente — ou inteiramente, dependendo de quem você perguntar — responsáveis pela elevação das taxas de transação na rede Bitcoin. Isso tem sido um benefício para os mineradores de Bitcoin, que recolhem taxas de transação pelo seu papel na segurança da rede. Mas muitos membros da comunidade queixaram-se de que as taxas elevadas dificultam que usuários comuns usem o BTC como o sistema de caixa eletrônico peer-to-peer, o que Satoshi Nakamoto, o criador pseudônimo do Bitcoin, tinha como principal motivação.

A discussão em torno dos Ordinals é importante, disse Saylor, porque “os mineradores de Bitcoin precisam ter sucesso a longo prazo.” Ele acrescentou que o desenvolvimento de aplicações baseadas na funcionalidade do Bitcoin também poderia reforçar a adoção geral da moeda, entre indivíduos, empresas e governos.

Publicidade

Saylor não disse especificamente quais casos de uso a MicroStrategy ela está analisando que usam Ordinals, mas observou que a capacidade de submeter dados à blockchain do Bitcoin que não estão apenas relacionados a transações tem potencial para muitas aplicações inovadoras.

“Toda a ideia de gravar um pedaço de dados no blockchain abre a porta para a possibilidade de que eu possa gravar uma assinatura digital, ou queime um registro, ou queime um hash de um documento”, disse Saylor.

No tocante à segurança corporativa, Saylor mencionou a DocuSign, que permite que empresas e indivíduos enviem e assinem acordos com segurança usando o produto de assinatura eletrônica da empresa. Mas isso torna as mega corporações dependentes de um banco de dados proprietário, observou Saylor.

“No momento, as empresas têm segurança fraca em comparação com o Bitcoin”, disse Saylor, acrescentando que as inovações que usam a maior criptomoeda do mundo poderiam “introduzir um novo nível de segurança” nas empresas “que não existe no momento.”

Publicidade

Os comentários de Saylor vêm apenas uma semana depois que ele descreveu os Ordinals como um “catalisador” para a adoção do Bitcoin no PBD Podcast. Ainda assim, ele reconhece que essa ferramenta já foi usada por muitas razões bobas.

“O consenso geral é criticar coisas que achamos bobas, mas não censurá-las”, disse ele na quinta-feira em Miami.

Saylor não queria prever “qual protocolo vencerá”, mas disse que alterar o Bitcoin para que censure certos usos seria errado. Foi um aceno ao esforço de um grupo de desenvolvedores principais do Bitcoin, incluindo Luke Dashjr, para tratar os Ordinals como “spam” e filtrá-los das transações.

“Se alguém quiser mudar o protocolo, a fim de censurar alguém de usar Bitcoin, não acho que isso seja consistente com os valores da comunidade”, disse Saylor. “Acredito em regras sem governantes.”

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Festa secreta em São Paulo agita a agenda do halving do Bitcoin

Festa secreta em São Paulo agita a agenda do halving do Bitcoin

O evento acontece no sábado (20) em São Paulo; veja como participar
Imagem da matéria: Se o halving é bullish para o Bitcoin, por que o preço costuma cair logo em seguida?

Se o halving é bullish para o Bitcoin, por que o preço costuma cair logo em seguida?

Se o halving é tão importante para as altas do Bitcoin, por que os dados históricos mostram que o BTC cai um ano após cada halving? Entenda.
Imagem da matéria: Banco do Brasil e BTG estão entre os maiores detentores do ETF de Bitcoin da BlackRock

Banco do Brasil e BTG estão entre os maiores detentores do ETF de Bitcoin da BlackRock

Segundo Eric Balchunas, da Bloomberg, as 30 instituições são responsáveis por apenas 0,2% de tudo que o ETF da BlackRock tem
Imagem da matéria: Token Notcoin atrasa e não será lançado com o halving do Bitcoin; entenda

Token Notcoin atrasa e não será lançado com o halving do Bitcoin; entenda

O Notcoin, jogo viral baseado no Telegram, lançará seu token na The Open Network um pouco mais tarde do que o esperado, após o halving do Bitcoin