Michael Saylor e MicroStrategy são processados por evasão fiscal nos EUA

Segundo promotor, empresa teria ajudado executivo evangelista do Bitcoin a evitar pagar “centenas de milhões de dólares” em impostos durante vários anos
Imagem da matéria: Michael Saylor e MicroStrategy são processados por evasão fiscal nos EUA

(Foto: Reprodução/YouTube)

Karl Racine, promotor geral da capital americana de Washington, anunciou nesta quarta-feira (31) que está abrindo denúncias civis contra a empresa de software de computação em nuvem MicroStrategy e seu fundador, o executivo promotor do Bitcoin Michael Saylor sobre uma suposta fraude fiscal.

A MicroStrategy, que possui a maior alocação em bitcoin (BTC) dentre as empresas listadas em bolsa, teria ajudado Saylor a “evadir impostos que ele legalmente deve por centenas de milhões de dólares que ganhou enquanto vive [na capital]”, tuitou Racine.

Publicidade

É o primeiro processo que o promotor geral está apresentando com base na mais recente atualização à lei de falsas acusações, acrescentou ele, que “[encoraja] delatores a informarem residentes que evadem nossas leis fiscais ao deturpar sua residência”.

“Com essa ação judicial, estamos avisando a residentes e funcionários que se vocês se aproveitam de todos os benefícios de viver em nossa ótima cidade enquanto se recusam a pagar sua parcela justa de impostos, iremos responsabilizá-los”, acrescentou Racine.

We’re also suing his company, MicroStrategy, for conspiring to help him evade taxes he legally owes on hundreds of millions of dollars he’s earned while living in DC.

— AG Karl A. Racine (@AGKarlRacine) August 31, 2022

Saylor ainda não respondeu publicamente à ação judicial.

No início de agosto, Saylor deixou seu cargo de CEO da MicroStrategy para se tornar presidente-executivo, afirmando que permitiria que “focasse” na estratégia da empresa de adquirir e armazenar enormes quantias de bitcoin.

Em 29 de junho, a MicroStrategy possuía 129.699 BTC, equivalentes a US$ 2,6 bilhões neste momento. Segundo a empresa, as moedas foram adquiridas a um preço médio de US$ 30.664 cada, então o investimento da empresa está desvalorizado.

Publicidade

Anteriormente, Saylor e a MicroStrategy haviam firmado um acordo relacionado a fraude com a Comissão de Valores Mobiliários e de Câmbio dos EUA (ou SEC, na sigla em inglês) em 2000 após a empresa ter supostamente adulterado seus números e declarado falsos lucros apesar de ter perdido dinheiro.

*Traduzido por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

Quer investir em ativos digitais, mas não sabe por onde começar? O Mercado Bitcoin oferece a melhor e mais segura experiência de negociação para quem está dando os primeiros passos na economia digital. Conheça o MB!