Imagem da matéria: "Meu filho investe", admite presidente do Banco Central Europeu após dizer que criptomoedas não valem nada
(Foto: Reprodução KRO-NCRV)

Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (ou BCE) e grande crítica do bitcoin (BTC), admitiu que seu filho investe em criptomoedas — mas garante que ela não chegaria nem perto dos ativos digitais.

Em participação ao programa holandês “College Tour”, um membro da plateia perguntou à banqueira se ela investia em criptomoedas. “Não, eu não tenho [cripto] porque quero pôr em prática o que digo”, respondeu. “Na verdade, tenho um filho que investiu em cripto. Eu o acompanho com muito cuidado.”

Publicidade

O mesmo rapaz perguntou: “E o que você aprendeu com isso?”. Lagarde respondeu: “Que eu não ousaria me meter com isso.” Ela acrescentou que seu filho não a escutou sobre ficar longe das criptomoedas.

Lagarde é uma grande crítica do bitcoin e das criptomoedas. Esta semana, ela disse que tais ativos “não valem nada”.

“É baseado em nada. Não existe um ativo implícito para atuar como uma âncora de segurança”, acrescentou. “Eu sempre disse que criptoativos são altamente especulativos e ativos de altíssimo risco.”

Anteriormente, a economista havia dito que era “bem improvável” que bancos centrais armazenassem bitcoin e afirmou que a maior criptomoeda era um “ativo absurdamente especulativo” e usado na lavagem de dinheiro.

Publicidade

Mas Lagarde é uma grande entusiastas das criptomoedas centralizadas, ou seja, as moedas digitais emitidas por bancos centrais (ou CBDCs). Uma CBDC é a forma digital de uma moeda nacional, como o dólar americano ou o euro, e muitas nações ao redor do mundo estão em diferentes etapas de pesquisa e lançamento de suas próprias moedas.

Anteriormente, Lagarde havia dito que a ideia de um euro digital era “importante” e que seria algo que beneficiaria o bloco econômico. Em fevereiro, a União Europeia afirmou que iria criar uma legislação para desenvolver um euro digital até o começo de 2023.

Durante sua participação no programa holandês, também perguntaram a Lagarde sobre a inflação e o que ela faria para diminuí-la: “Em seu devido tempo, [a inflação cairá]”.

andre franco

*Traduzido por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Microsoft lança PC com IA que vai lembrar tudo que você faz na internet

Microsoft lança PC com IA que vai lembrar tudo que você faz na internet

A big tech revelou o Copilot+ PC “projetado para IA” que recorda tudo o que é exibido na tela do seu computador
Imagem da matéria: Pump.fun: site que permite criar memecoin por apenas R$ 15 bate recorde de atividade

Pump.fun: site que permite criar memecoin por apenas R$ 15 bate recorde de atividade

Entre os 14.500 tokens lançados na Solana por meio do pump.fun, milhares eram baseados na GameStop
criptomoedas, criptoativos, regulação, Brasil, projeto de lei

Banco Central anuncia próximos passos da regulamentação do mercado cripto no Brasil

Sem definir datas, BC diz que irá fazer mais uma consulta pública no segundo semestre e um planejamento interno sobre stablecoins
Imagem da matéria: Ex-diretor da FTX deve pegar até 7 anos de prisão, pedem promotores dos EUA

Ex-diretor da FTX deve pegar até 7 anos de prisão, pedem promotores dos EUA

Ryan Salame foi um dos executivos da FTX que coordenaram a doação de milhões para campanhas políticas usando dinheiro dos clientes