Imagem da matéria: Métrica do Bitcoin sinaliza lucro para investidores de longo prazo e possibilidade de alta no mercado | Opinião
Foto: Shutterstock

O mercado de Bitcoin tem sido uma fonte constante de notícias e análises nos últimos anos, nem sempre tão boas quanto gostaríamos.

Mas, de acordo com os dados do LTH-SOPR, os investidores de longo prazo finalmente têm um motivo para comemorar. A métrica LTH-SOPR, que é uma das métricas mais confiáveis para avaliar o lucro dos investidores de longo prazo em Bitcoin, indica que a relação entre o valor da moeda quando foi comprada e o valor atual dela ultrapassou 1 pela primeira vez desde maio de 2022. 

Publicidade

Isso significa que os investidores que seguraram o Bitcoin por mais de 155 dias estão vendendo a moeda com lucro pela primeira vez em quase um ano.

É bem possível que você não conheça esse indicador, mas não se preocupe… Eu te explico como ele funciona em dois minutos.

O que é o LTH-SOPR?

A métrica LTH-SOPR mede a relação entre o valor da moeda quando foi comprada e o valor atual dela. Se essa relação for maior que 1, significa que os investidores estão lucrando com a venda da moeda. 

LTH vem de “Long Term Holders”, os famosos investidores de longo prazo. “SOPR” é a sigla para “Spent Output Profit Ratio” que em português significa “Relação de lucro de saída gasta”. A métrica é uma ferramenta essencial para entender o estado atual do mercado e suas perspectivas futuras.

Publicidade

Os dados mostram, com a atual relação acima de 1, que os investidores de Bitcoin que seguraram a moeda por mais de 155 dias estão vendendo a moeda com lucro pela primeira vez em quase um ano.

Realmente este é um motivo para aumentarmos a confiança de que o BTC está se comportando bem mesmo com toda a turbulência do mercado cripto e do momento macroeconômico conturbado.

Mas tão importante quanto entender e interpretar esta métrica, precisamos também entender todo o contexto em torno dela.

Interpretando o momento de mercado

Conseguir ler e entender o dado é importante, mas nossa “aula” on-chain não para por aqui.

Você precisa saber que os reflexos da movimentação na rede nem sempre aparecem de forma instantânea no preço.

A métrica que estamos analisando em nosso artigo é um bom exemplo disso.

Embora o LTH-SOPR seja um sinal positivo para o futuro do Bitcoin e sinalize um mercado de alta se preparando, ela pode ter um impacto negativo no curtíssimo e curto prazo. Interessante, né?

Isso ocorre porque muitos investidores que estão lucrando agora são aqueles que compraram Bitcoin durante o último mercado em alta e estão vendo a sua primeira janela em meses para realizar algum lucrinho. Pode ser tentador, não?

Publicidade

Esses investidores podem criar uma resistência ao mercado em recuperação, retardando o aumento do preço do Bitcoin.

A princípio parece contraditório, mas não é. A métrica mostra o momento altista se formando. E é natural que os “mãos de alface” saiam do mercado no primeiro lucro que virem, certo?

Nem todos têm a paciência e o psicológico necessários para esperar as boas oportunidades.

O mais importante é saber que a rede vem se mostrando forte e os dados criando mais consistência.

Se não temos bola de cristal para dizer quando o preço vai montar num foguete rumo à lua, ao menos podemos verificar, de forma científica, que já estamos com o tanque cheio e os motores sendo ligados! 

Você já garantiu o seu assento para a viagem?

Sobre o Autor

Fabrício Santos possui MBA em Engenharia Econômica, é Product Manager e atua como Coordenador de Educação da Criptomaníacos, contribuindo no setor de conteúdo, produto e pesquisa da empresa desde 2019.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Investidores aproveitam queda do Bitcoin para acumular ainda mais moedas

Investidores aproveitam queda do Bitcoin para acumular ainda mais moedas

As baleias de Bitcoin compraram avidamente a última queda; investidores de longo prazo agora aguardam a próxima alta para realizar lucros
moeda de Bitcoin ao lado de letreiro com ETF

Estado dos EUA investe R$ 510 milhões em ETF de Bitcoin da BlackRock

O investimento foi confirmado hoje pelo Conselho de Investimentos do Estado de Wisconsin (SWIB)
miniaturas de pessoas minerando bitcoin em meio a pedras e folhagens

Renda de mineradores de Bitcoin cai para menor nível após o halving

A receita dos mineradores de Bitcoin caiu mais que a metade na virada de abril para maio
Imagem da matéria: '101 Perguntas sobre Bitcoin': Editora Portal do Bitcoin lança livro sobre a criptomoeda mais famosa do mundo

‘101 Perguntas sobre Bitcoin’: Editora Portal do Bitcoin lança livro sobre a criptomoeda mais famosa do mundo

A obra discorre os princípios técnicos da moeda até suas implicações socioeconômicas no contexto atual, de modo a proporcionar um entendimento profundo ao público geral