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O grande departamento de metaverso da Meta – grupo de controla gigantes como Facebook, Instagram, Messenger e WhatsApp – foi novamente impactado.

Na quarta-feira (27), a empresa divulgou que sua unidade de metaverso sofreu prejuízos de US$ 2,81 bilhões no segundo trimestre. Assim, o departamento da empresa já acumula um prejuízo impressionante de US$ 5,77 bilhões no ano, o equivalente a pouco mais de R$ 30 bilhões.

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A divisão de metaverso, chamada de Facebook Reality Labs (ou FRL, na sigla em inglês), é distinta das demais redes sociais da companhia e foca no desenvolvimento de hardware, software e conteúdos fundamentais à iniciativa de metaverso da Meta.

Em seu relatório financeiro do segundo trimestre de 2022, o FRL gerou US$ 452 milhões de receita nesse período, registrando uma queda de 35% no segundo trimestre. Em 2021, o departamento havia registrado um prejuízo de US$ 10,2 bilhões. Parece que essa queda será ainda maior em 2022.

“Essa é uma empreitada muito cara ao longo dos próximos anos”, afirmou Mark Zuckerberg, o CEO da Meta. “Mas conforme o metaverso se torna cada vez mais importante em cada aspecto de como vivemos… Estou confiante de como ficaremos contentes em termos tido um papel importante no desenvolvimento disso.”

Facebook e o Metaverso

Quando Zuckerberg mudou o nome do Facebook para Meta no ano passado, ele realocou todo o etos da empresa para a dominação do metaverso: Uma versão imersiva e futura da internet, em que avatares digitais são usados para navegá-la. Zuckerberg aposta que o metaverso se tornará fundamental para o comércio, trabalho, entretenimento e a interação social.

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Apesar de a iniciativa multibilionária de metaverso pela empresa ainda não ter compensado, Zuckerberg tentou convencer os acionistas na quinta-feira de que é uma ótima estratégia para o longo prazo.

“Ao ajudar a desenvolver essas plataformas, vamos ter a liberdade de criar essas experiências na forma em que nós e a indústria como um todo acreditarmos que será a melhor em vez de ficarmos limitados pelos limites que os adversários nos impuserem”, explicou Zuckerberg.

“Agora acredito ainda mais que o desenvolvimento dessas plataformas irá desbloquear centenas de bilhões de dólares, senão trilhões, ao longo do tempo.”

A receita total da empresa subiu apenas 3% no segundo trimestre para US$ 28,8 bilhões. Depois que o relatório trimestral foi divulgado, a ação da empresa caiu cerca de 4% após o fechamento do mercado, precificada em US$ 162,80.

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*Traduzido por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

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