MetaMask adiciona staking de Ethereum em pool, mas exclui EUA e Reino Unido

Staking agrupado permitirá que os usuários da MetaMask façam staking de qualquer quantia de ETH e ganhem recompensas
Mão segurando celular com o logo da carteira de criptomoedas MetaMask

(Foto: Shutterstock)

A MetaMask, uma das principais carteiras Ethereum e extensão de navegador, lançou seu serviço de staking em pool, permitindo que os usuários façam staking de qualquer quantia de ETH.

O staking de Ethereum é o mecanismo pelo qual os validadores da rede proof-of-stake participam do consenso ou da verificação das transações antes de serem adicionadas à blockchain. Se seus Nós processarem blocos de transações que estão on-line e processarem blocos quando atribuídos, eles receberão recompensas. E, se não o fizerem, poderão ver seus ETHs em stake reduzidos como penalidade.

Publicidade

No entanto, os usuários precisam de 32 ETH para se tornarem validadores — um critério que 99% dos detentores não alcançam, disse a MetaMask em seu comunicado à imprensa.

O staking agrupado permitirá que os usuários da MetaMask façam staking de qualquer quantia de ETH e ganhem recompensas por contribuírem para a segurança da rede. No momento, o serviço está disponível para um pequeno grupo de usuários, com a expectativa de um lançamento mais amplo em breve.

No entanto, ele não estará disponível inicialmente nos Estados Unidos ou no Reino Unido.

A repressão aos serviços de staking nos EUA tem sido severa. Em 2023, a SEC multou a Kraken em US$ 30 milhões em um acordo sobre acusações de que seu serviço de staking cripto constituía uma oferta não registrada de títulos. A Coinbase viu seu serviço de staking ser reduzido depois que a SEC fez alegações semelhantes contra a exchange de criptomoedas com sede em São Francisco.

No Reino Unido, as coisas são um pouco menos difíceis, mas ainda não estão claras.

O Secretário de Economia do Tesouro, Bim Afolami, prometeu em fevereiro deste ano que as regras de staking e stablecoins seriam definidas em seis meses. Quando perguntado sobre o progresso durante a Cúpula de Criptoativos e Ativos Digitais do Financial Times, ele disse que ainda está confiante de que as regras serão implementadas.

Publicidade

“Estou muito confiante de que conseguiremos alcançar a legislação secundária sobre staking e stablecoins”, disse Afolami durante o evento em Londres. “Essas duas coisas são prioridades absolutas nas próximas semanas e meses.”

Alguns membros da comunidade Ethereum viram a pressão regulatória ou a falta de clareza como uma oportunidade de descentralizar ainda mais a rede. Atualmente, os EUA respondem por 50% de todos os Nós validadores da rede, seguidos pela Alemanha com 12%, Coreia do Sul com 6% e Reino Unido com 4%, de acordo com o Etherscan.

Matthieu Saint Olive, gerente sênior de produtos da Consensys — a empresa por trás da Metamask — enfatizou a simplicidade e o controle oferecidos pelo novo serviço. “Os usuários da MetaMask agora têm uma maneira fácil de fazer stake de ETH em validadores de nível empresarial, mantendo o controle total de seu ativo digital, ganhando recompensas e tornando o Ethereum mais seguro”, disse ele.

O staking em pool da MetaMask é apoiado pela Consensys Staking, que gerencia mais de 33 mil validadores de Ethereum e mais de 1 milhão de ETH em staking. Em seu comunicado à imprensa, a empresa se vangloriou de que não tem nenhum validador cortado e uma taxa de participação de validador de 99,9%.

Publicidade

A mudança da MetaMask para o staking em pool a coloca contra participantes estabelecidos como a Lido e a Coinbase, que ainda oferece seu serviço de staking internacionalmente e em vários estados dos EUA. Juntos, os dois provedores respondem por quase 45% dos 33 milhões de ETH — no valor de US$ 116 bilhões no momento em que este artigo foi escrito — que foram aplicados em stake na rede.

A Lido, a maior plataforma de staking líquido, permite que os usuários façam staking de ETH e recebam tokens Lido Staked Ethereum (stETH), que podem ser usados em aplicativos DeFi enquanto ganham um rendimento percentual anual (APY) em torno de 3,8%. A ampla liquidez do projeto e a integração com vários dApps o tornam um concorrente formidável.

Enquanto isso, a Coinbase, embora tenha tido que reduzir a disponibilidade de seu serviço de staking, ainda é o segundo maior provedor de staking em pool por uma ampla margem. Sua parcela de 15% é três vezes maior do que a dos dois concorrentes seguintes, Figment, Ether.fi e Kiln.fi.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

  • Quer ter a chance de ganhar 1 ethereum (ETH)? Abra sua conta grátis no Mercado Bitcoin e comece a negociar o quanto antes.