Imagem da matéria: Metade dos tokens em pré-venda na Solana são golpes, diz pesquisa
Foto: Shutterstock

A empresa de segurança blockchain Blockaid estima que 50% das recentes pré-vendas de lançamentos de tokens na rede Solana não passaram de golpes, com agentes usando técnicas de engenharia social em canais como Telegram, X e Discord para induzir os usuários a interagir com contratos inteligentes ou sites maliciosos.

“Eles estão focados tanto em memecoins quanto em projetos existentes, por exemplo. Apenas nos últimos dias vimos alguns dos projetos mais populares sendo alvo de alguns desses grupos”, disse o CEO da Blockaid, Ben Natan, ao CoinDesk.

Publicidade

No mês passado, foi relatado que os investidores enviaram cerca de US$ 100 milhões em criptomoedas para participar de várias pré-vendas, principalmente na Solana. A tendência foi desencadeada pelo frenesi em torno das memecoins, como a book of meme (BOME).

Uma pré-venda é uma foram simples de arrecadação e que pode gerar recompensa para os usuários. Um emissor de token publica um endereço de contrato inteligente e diz aos investidores para depositarem tokens com a promessa de que, quando a pré-venda terminar, os tokens recém-emitidos serão distribuídos aos usuários com base nos tamanhos relativos dos tokens depositados.

Mas o fato desse processo ser fácil também levou a um aumento de tentativas de golpe. “É que a empolgação em torno das memecoins se tornou cada vez mais tentadora para os usuários procurarem novas oportunidades. Essa empolgação pode levar os usuários a interagir com agentes maliciosos”, concluiu Natan.

VOCÊ PODE GOSTAR
Braço robótico expõe moeda de Ethereum ETH

Algoritmos de Aprendizado de Máquina preveem preço do Ethereum para início de junho

No curto prazo, o algoritmo determinou que o ETH está passando por uma tendência neutra
dupla de homens sendo presa

Irmãos são presos por roubo de R$ 130 milhões em ataque de 12 segundos na rede Ethereum

O procurador americano Damian Williams disse que “este suposto esquema era novo e nunca havia sido acusado antes”
Imagem da matéria: Câmara dos EUA aprova projeto de lei para frear criação de CBDC

Câmara dos EUA aprova projeto de lei para frear criação de CBDC

O apoio à legislação ficou bastante dividido entre os partidos, com muito menos apoio dos democratas em comparação com outros projetos de lei envolvendo criptomoedas neste mês
Cachorro Shiba Inu que inspitou Dogecoin

Kabosu, a cachorrinha que inspirou a Dogecoin, falece aos 18 anos

Kabosu sofria de doença crônica e já era muito idosa; segundo sua dona, a cachorrinha “faleceu silenciosamente”