Imagem da matéria: Mercado NFT da Kraken irá permitir uso de CryptoPunk como garantia de empréstimo
Foto: Divulgação

A corretora de criptomoedas Kraken pode estar desenvolvendo seu próprio mercado de tokens não fungíveis (ou NFTs, na sigla em inglês), onde usuários podem comprar e vender diversos JPEGs.

Além disso, Jesse Powell, o CEO da corretora, afirmou que colecionadores de artes digitais também podem tomar empréstimos usando sua coleção como garantia.

Publicidade

“Se você depositar um CryptoPunk na Kraken, queremos conseguir refletir o valor disso em sua conta”, afirmou Powell em entrevista à Bloomberg.

“E se você quer tomar fundos emprestados [com seus CryptoPunks]”, acrescentou ele, sugerindo que um CryptoPunk pode ser usado como garantia para tomar outras criptomoedas ou stablecoins emprestado.

A financeirização dos NFTs é a “fase três” desse desenvolvimento do setor, afirmou Powell. “A fase um foi a especulação, a fase dois foi a compra de arte e apoio a artistas e a fase três será o uso funcional dos NFTs”, explicou.

2021 e a febre dos NFTs

2021 e foi um grande ano para NFTs, conforme a tecnologia explodiu do nicho cripto à cultura popular (e se tornando a palavra do ano do Dicionário Collins).

Publicidade

NFTs viraram manchete em 2021 após a venda do artista digital Beeple da coleção “EVERYDAYS: THE FIRST 5,000 DAYS” na Christie’s. A venda faturou mais de US$ 69 milhões no início de março, tornando-se a terceira maior venda única por um artista vivo.

Outros mercados existentes, como OpenSea, registraram volumes recordes com as coleções Bored Ape Yacht Club e CryptoPunks.

No entanto, a Kraken chegou um pouco atrasada à festa. Outras corretoras cripto, como Binance e FTX, já lançaram seus respectivos mercados NFT em uma tentativa de obter uma fatia do bolo.

O produto da Coinbase também está sob andamento e as inscrições para a lista de espera já chegaram a milhões de usuários.

Nexo, uma plataforma de tomada e concessão de empréstimos com criptoativos, também anunciou o lançamento de um produto de garantia com NFTs na semana passada.

Publicidade

Antony Trenchev, cofundador da Nexo, afirmou que “serviços como o empréstimo da Nexo terão alta demanda para desbloquear o valor implícito dos NFTs enquanto permitem que usuários retenham governança”.

A empresa afirmou que Bored Ape Yacht Club e CryptoPunks serão as duas primeiras coleções aceitáveis e que outras coleções serão anunciadas em breve.

*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

Talvez você queira ler
Imagem da matéria: Murano Investimentos é a nova associada da ABCripto

Murano Investimentos é a nova associada da ABCripto

Ingresso da empresa visa reforçar o ecossistema de infraestrutura inovadora e eficaz para o desenvolvimento da criptoeconomia no Brasil
Imagem da matéria: Reservas de Bitcoin da Binance caem com investidores migrando para outras exchanges, aponta CryptoQuant

Reservas de Bitcoin da Binance caem com investidores migrando para outras exchanges, aponta CryptoQuant

Os saques refletem o receio dos investidores em relação à corretora que se tornou alvo do governo americano
Changpeng "CZ" Zhao, CEO da Binance

Uma Binance sem CZ; entenda como a corretora deve operar daqui em diante

Especialistas afirmam que episódio pode ser ponto de maturidade para a indústria cripto e mostrar que setor não depende mais de personalidades
Mão operando um hologrma

Economia Tokenizada: está no ar o penúltimo episódio do podcast do MB sobre RWA

Especialistas em cripto conversam sobre como os investimentos tradicionais devem ser impactados pela tokenização