Imagem da matéria: Mercado NFT da Kraken irá permitir uso de CryptoPunk como garantia de empréstimo
Foto: Divulgação

A corretora de criptomoedas Kraken pode estar desenvolvendo seu próprio mercado de tokens não fungíveis (ou NFTs, na sigla em inglês), onde usuários podem comprar e vender diversos JPEGs.

Além disso, Jesse Powell, o CEO da corretora, afirmou que colecionadores de artes digitais também podem tomar empréstimos usando sua coleção como garantia.

Publicidade

“Se você depositar um CryptoPunk na Kraken, queremos conseguir refletir o valor disso em sua conta”, afirmou Powell em entrevista à Bloomberg.

“E se você quer tomar fundos emprestados [com seus CryptoPunks]”, acrescentou ele, sugerindo que um CryptoPunk pode ser usado como garantia para tomar outras criptomoedas ou stablecoins emprestado.

A financeirização dos NFTs é a “fase três” desse desenvolvimento do setor, afirmou Powell. “A fase um foi a especulação, a fase dois foi a compra de arte e apoio a artistas e a fase três será o uso funcional dos NFTs”, explicou.

2021 e a febre dos NFTs

2021 e foi um grande ano para NFTs, conforme a tecnologia explodiu do nicho cripto à cultura popular (e se tornando a palavra do ano do Dicionário Collins).

Publicidade

NFTs viraram manchete em 2021 após a venda do artista digital Beeple da coleção “EVERYDAYS: THE FIRST 5,000 DAYS” na Christie’s. A venda faturou mais de US$ 69 milhões no início de março, tornando-se a terceira maior venda única por um artista vivo.

Outros mercados existentes, como OpenSea, registraram volumes recordes com as coleções Bored Ape Yacht Club e CryptoPunks.

No entanto, a Kraken chegou um pouco atrasada à festa. Outras corretoras cripto, como Binance e FTX, já lançaram seus respectivos mercados NFT em uma tentativa de obter uma fatia do bolo.

O produto da Coinbase também está sob andamento e as inscrições para a lista de espera já chegaram a milhões de usuários.

Nexo, uma plataforma de tomada e concessão de empréstimos com criptoativos, também anunciou o lançamento de um produto de garantia com NFTs na semana passada.

Publicidade

Antony Trenchev, cofundador da Nexo, afirmou que “serviços como o empréstimo da Nexo terão alta demanda para desbloquear o valor implícito dos NFTs enquanto permitem que usuários retenham governança”.

A empresa afirmou que Bored Ape Yacht Club e CryptoPunks serão as duas primeiras coleções aceitáveis e que outras coleções serão anunciadas em breve.

*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

VOCÊ PODE GOSTAR
Criptorama 2024, Carolina Bohrer

Empresas do setor de criptomoedas devem se antecipar e fazer auditoria, aconselha Banco Central

“É uma ação que faz sentido e vai ajudar todo mundo a ver qual a melhor estrutura e ter tempo de ajustar problemas”, diz executiva do BC
Logo da Novadax

Site da corretora de criptomoedas Novadax sai do ar: “Estamos com instabilidade”

A empresa diz que está trabalhando para normalizar as operações para o domínio .com.br e pede para clientes acessarem o domínio .com.
Imagem da matéria: Força-tarefa da COP29 quer aumentar impostos sobre criptomoedas

Força-tarefa da COP29 quer aumentar impostos sobre criptomoedas

Grupo de países aponta que imposto sobre mineração ou transações com criptomoedas poderia gerar até US$ 323 bilhões
moeda de bitcoin desfocada

Ativos digitais sob o olhar dos investidores institucionais: mais oportunidades | Opinião

Camila Cavaton analisa como o amadurecimento do mercado cripto tem fortalecido a confiança dos grandes investidores