As exchanges chinesas de criptomoedas podem estar violando os regulamentos financeiros ao facilitar a negociação entre os pares de yuan chinês e criptomoedas.
Isso é de acordo com comentaristas da China Central Television (CCTV), que, em um programa que foi exibido nesta semana, discutiu a volatilidade do bitcoin e sua recente valorização acima de US$ 10.000.
Citando um crescimento notável da negociação no mercado de balcão da China como uma das razões possíveis por trás da alta do bitcoin, o programa passou a suscitar preocupações sobre a prática. Como ilustração, uma captura de tela do site da Huobi Pro foi mostrada aos espectadores que demonstraram a negociação peer-to-peer e orientação passo a passo para novos usuários.
No entanto, ao interpretar a declaração do Banco Popular da China em setembro sobre a proibição de ofertas de moedas iniciais (ICOs), o colunista financeiro e a personalidade da TV Li Cangyu chegaram a afirmar que o recurso tenta ignorar a aplicação da lei e viola a regra específica que o Banco Central Chinês proibiu qualquer exchanges de facilitar a negociação entre criptomoedas e moeda fiat.
Outro comentarista, Wan Zhe, um dos principais economistas da China National Gold Group Corp., uma empresa estatal que gerencia a mineração de ouro no país, também ecoou a opinião de Li.
“Nem todo comércio peer-to-peer é necessariamente ilegal. Mas, fornecer um guia de instruções e uma plataforma para facilitar esse serviço claramente violam as regras sem qualquer dúvida”, acrescentou Wan.
Huobi ainda não respondeu aos pedidos de comentários sobre a acusação.
O canal CCTV é um canal estatal e um dos porta-vozes oficiais do governo e do Partido Comunista da China. Embora o próprio programa não tenha revelado nenhuma declaração oficial do governo, no entanto, entrega uma mensagem notável e dá uma visão sobre como a mídia estatal retrata a criptomoedas entre seu público.
Conforme relatado anteriormente, após a proibição do banco central da China sobre os ICOs e suspensão da negociação com yuan chinês, as principais exchanges no país, incluindo Huobi e OKCoin, mudaram o foco comercial para o exterior para suas respectivas plataformas de negociação peer-to-peer – Huobi Pro e OKEx.
Permitido que os residentes chineses comprem e vendam as principais criptomoedas usando Yuan chinês através de transferência bancária, WeChat e Alipay, as duas plataformas são baseadas em Hong Kong, uma região administrativa especial fora da jurisdição da China continental.
Leia Também: ”Evite o Bitcoin como se fosse uma praga” Conversaremos quando chegar a US$ 100, Diz Fundador da Vanguard
BitcoinTrade
A primeira plataforma Brasileira que você pode comprar com segurança utilizando o seu Cartão de Crédito como forma de pagamento. Eles aceitam Visa e Mastercard. A BitcoinTrade ainda conta com certificação de segurança PCI Compliance, a única no Brasil. Acesse aqui: https://www.bitcointrade.com.br