Telas de smartphone e computador sobrepostas mostram logo da corretora Mercado Bitcoin
Foto: Divulgação

O MB (Mercado Bitcoin), maior exchange de ativos digitais da América Latina, anuncia nesta segunda-feira (24) a listagem da criptomoeda Worldcoin (WLD) em sua plataforma. A WLD foi desenvolvida por Sam Altman, CEO e cofundador do OpenAI — um dos responsáveis pela criação do ChatGPT —, e trata-se de um ativo ERC-20 multichain construído na blockchain do Ethereum e Optimism.

A Worldcoin é uma criptomoeda que nasce a partir de uma rede descentralizada de verificação de identidade humana, construída com base na prova de personalidade (proof-of-personhood) e privacidade do usuário. O Worldcoin utiliza a tecnologia chamada “World ID” na qual os dados biométricos, obtidos quando a pessoa realiza o procedimento de escaneamento de íris conhecido como “Orb”, são transformados em um hash, formando a base de dados única daquela pessoa.

Publicidade

Uma vez validados, os cadastrados recebem uma quantidade pré-determinada de tokens WLD, e a própria empresa promete apagar os dados originais obtidos, garantindo a privacidade dos usuários. Com o “World ID”, as pessoas podem comprovar para terceiros sua verificação como seres humanos. O token WLD pode ser acessado através do aplicativo “World App”.

Seu principal objetivo, portanto, é proporcionar uma identidade digital inclusiva e global, permitindo que os usuários façam login contínuo em sites e aplicativos, sem a necessidade de compartilhar dados pessoais sensíveis. Além disso, o Worldcoin busca criar uma renda básica universal para conseguir comprovar a identidade humana.

“Estamos empolgados em ser uma das primeiras plataformas no Brasil a listar este ativo inovador, que oferece uma abordagem única para garantir a autenticidade das identidades digitais”, diz Fabrício Tota, diretor de Novos Negócios no MB.

“Todo ser humano é elegível para ser uma parte do WLD simplesmente por ser humano e a Worldcoin tem atraído interesse tanto de investidores quanto de entusiastas de criptomoedas, motivados pela valorização esperada no lançamento e pela visão de que o token se torne uma das principais moedas utilizadas em escala global”, complementa.

VOCÊ PODE GOSTAR
logo da uniswap com gráficos ao fundo

A semana no Cripto Twitter: Uniswap na mira da SEC e a febre do Bitcoin Runes

O drama jurídico manteve os usuários cripto nervosos esta semana, enquanto a estreia das memecoins em Bitcoin trouxe alguma empolgação
Imagem da matéria: Memecoin assume ser golpe e mesmo assim recebe R$ 146 mil de investidores

Memecoin assume ser golpe e mesmo assim recebe R$ 146 mil de investidores

Criadores da memecoin THEPLAN alertaram: “Não compre esta moeda, pois ela irá para zero”
Imagem da matéria: B3 lança plataforma de ativos tokenizados para facilitar captação de recursos por empresas e startups

B3 lança plataforma de ativos tokenizados para facilitar captação de recursos por empresas e startups

Segundo a B3, o lançamento reforça o compromisso da Bolsa com o crescimento de startups e pequenas e médias empresas
busto de homem engravatado simulando gesto de pare

CVM proíbe corretora de forex e criptomoedas de captar clientes no Brasil

O órgão determinou, sob multa, a imediata suspensão de qualquer oferta pública de valores mobiliários pela Kaarat