Telas de smartphone e computador sobrepostas mostram logo da corretora Mercado Bitcoin
Foto: Divulgação

O MB (Mercado Bitcoin), maior exchange de ativos digitais da América Latina, anuncia nesta segunda-feira (24) a listagem da criptomoeda Worldcoin (WLD) em sua plataforma. A WLD foi desenvolvida por Sam Altman, CEO e cofundador do OpenAI — um dos responsáveis pela criação do ChatGPT —, e trata-se de um ativo ERC-20 multichain construído na blockchain do Ethereum e Optimism.

A Worldcoin é uma criptomoeda que nasce a partir de uma rede descentralizada de verificação de identidade humana, construída com base na prova de personalidade (proof-of-personhood) e privacidade do usuário. O Worldcoin utiliza a tecnologia chamada “World ID” na qual os dados biométricos, obtidos quando a pessoa realiza o procedimento de escaneamento de íris conhecido como “Orb”, são transformados em um hash, formando a base de dados única daquela pessoa.

Publicidade

Uma vez validados, os cadastrados recebem uma quantidade pré-determinada de tokens WLD, e a própria empresa promete apagar os dados originais obtidos, garantindo a privacidade dos usuários. Com o “World ID”, as pessoas podem comprovar para terceiros sua verificação como seres humanos. O token WLD pode ser acessado através do aplicativo “World App”.

Seu principal objetivo, portanto, é proporcionar uma identidade digital inclusiva e global, permitindo que os usuários façam login contínuo em sites e aplicativos, sem a necessidade de compartilhar dados pessoais sensíveis. Além disso, o Worldcoin busca criar uma renda básica universal para conseguir comprovar a identidade humana.

“Estamos empolgados em ser uma das primeiras plataformas no Brasil a listar este ativo inovador, que oferece uma abordagem única para garantir a autenticidade das identidades digitais”, diz Fabrício Tota, diretor de Novos Negócios no MB.

“Todo ser humano é elegível para ser uma parte do WLD simplesmente por ser humano e a Worldcoin tem atraído interesse tanto de investidores quanto de entusiastas de criptomoedas, motivados pela valorização esperada no lançamento e pela visão de que o token se torne uma das principais moedas utilizadas em escala global”, complementa.

VOCÊ PODE GOSTAR
moeda de bitcoin à frente da bandeira de hong kong

Grupo de corretoras de criptomoedas decidem fechar operação em Hong Kong

Quase um ano após o lançamento de regras rígidas para atuação na cidade, Hong Kong tem visto uma forte saída de pedidos de registros de exchanges
Imagem da matéria: Criptomoeda desaba 99% após hacker invadir projeto e chamá-lo de "copia e cola"

Criptomoeda desaba 99% após hacker invadir projeto e chamá-lo de “copia e cola”

Após derrubar o preço da memecoin NORMIE, hacker ofereceu devolver fundos se os criadores do projeto fizerem melhorias no código
Imagem da matéria: Mercado Bitcoin anuncia três novas listagens: BVM, RIO e AEVO

Mercado Bitcoin anuncia três novas listagens: BVM, RIO e AEVO

As novidades ampliam as opções de investimento na plataforma que já somam mais de 220 ativos
Sob um banco de madeira três criptomoedas ao lado de um celular com logo do Nubank

Nubank libera envio e recebimento de criptomoedas de carteiras externas

Já estão disponíveis para essas transações Bitcoin, Ethereum e Solana; outras moedas e redes serão adicionadas em breve