Imagem da matéria: Mercado Bitcoin compra exchange de Portugal e expande negócios para Europa
Foto: Shutterstock

A 2TM, holding que controla o Mercado Bitcoin, anunciou nesta quarta-feira (22) que está adquirindo uma participação majoritária na Criptoloja, uma exchange de ativos digitais sediada em Lisboa e que começou a operar em Portugal em julho de 2021. A operação ainda precisa de aprovação do Banco Central do país europeu.

A Criptoloja recebeu no ano passado a primeira licença para operar como exchange de criptoativos no país e a 2TM encara o negócio como uma via de acesso ao concorrido mercado europeu.

Publicidade

A holding pretende iniciar a sua expansão na Europa com uma operação “OTC like” (mercado de balcão) e, num segundo momento, levando a plataforma completa do Mercado Bitcoin também para o varejo e para investidores institucionais.

A enorme quantidade de brasileiros vivendo em Portugal também é um incentivo.

“Vamos ter acesso ao mercado europeu com claras sinergias com nossa presença na América Latina, pois compartilhamos o mesmo idioma, marca reconhecida e oportunidades de cross-sell para clientes. Além disso, existem muitos brasileiros vivendo em Portugal que adorariam investir por meio de nossa plataforma”, afirma Roberto Dagnoni, CEO do Grupo 2TM. 

Para o executivo, a 2TM vê muitas vantagens em operar em no ambiente em processo crescente de regulação da União Europeia.

“É uma trilha que buscamos no Brasil e entendemos que é o caminho para a institucionalização do mercado. Estar em Portugal é uma importante vantagem competitiva para grandes clientes B2B e operações OTC”, explica o executivo. Ele diz ainda que esse movimento estabelece presença da holding em um ecossistema de fintech e blockchain emergente na Europa, uma vez que Portugal é considerado um dos países mais amigos da criptografia naquele continente.

Publicidade

Luís Gomes e Pedro Borges, fundadores da Criptoloja, seguem à frente do negócio e vão liderar a expansão da 2TM no continente.

“Não há dúvida de que estar com uma companhia investida pelo SoftBank, ou de fundos como Tribe e 10T, contribui para a construção da nossa reputação em Portugal. Além disso, há a expertise da empresa na construção de uma exchange forte, a maior em ativos digitais de toda a América Latina, e com a clara missão de transformar o setor na Região. Queremos fazer o mesmo com Portugal e Europa” diz Luis Gomes.

VOCÊ PODE GOSTAR
homem algemado com as mãos para trás

Polícia apreende R$ 285 mil em criptomoedas de jovem que fraudou fintech de Florianópolis

As investigações continuam para identificar outros membros do grupo criminoso
Dólares equilibrados formam uma pirâmide

Polícia prende chefe de pirâmide financeira que roubou R$ 10 milhões de investidores

O suspeito captava recursos financeiros sem autorização da CVM, prometendo rendimentos acima do mercado
criptomoedas, criptoativos, regulação, Brasil, projeto de lei

É prorrogada consulta pública da Câmara dos Deputados sobre regulação de criptomoedas

Inicialmente previsto para o dia 20 de dezembro, o novo prazo para envio de sugestões na nova lei de criptomoedas será até o dia 16 de março
Fachada da GameStop em Tyler no Texas

GameStop dispara na bolsa após rumores sobre compra de Bitcoin

A varejista de videogames GameStop teve um grande salto no preço de suas ações no pós-mercado após uma notícia afirmar que a empresa está buscando investir em Bitcoin