As corretoras de criptomoedas Mercado Bitcoin, Binance e Coinbase listaram a criptomoeda Apecoin (APE) lançada na quarta-feira (16) pela ApeCoin DAO, uma organização descentralizada da coleção de NFTs ‘Bored Ape Yacht Club’ (BAYC). Os anúncios sobre o suporte à nova moeda foram feitos pelas empresas respectivamente na noite de quarta, na manhã e na tarde desta quinta (17).
“Os detentores do Token poderão votar nas decisões da ApeCoin DAO (Organização Autônoma Descentralizada) criada especialmente para deliberar sobre os rumos da comunidade”, disse a Mercado Bitcoin em nota sobre a listagem.
De acordo com a corretora, o projeto Apecoin prevê a emissão de 1 bilhão de tokens e a divisão de sua alocação será distribuída da seguinte forma:
“8% para os fundadores do Bored Apes Yacht Club; 16% para a equipe do Yuga Labs (uma parcela igual a 1% do fornecimento total de tokens será doada para a Jane Goodall Foundation Legacy Foundation); 14% para ‘contribuidores de lançamento’, que podem ser compostos por parceiros e investidores da Yuga; 15% para os proprietários das coleções Bored Apes e Mutant Apes e 47% serão liberados ao longo do tempo como parte do ‘fundo de ecossistema’ da ApeCoin DAO”.
“O anúncio do lançamento do ApeCoin agitou a comunidade cripto mundial, uma vez que abre para os investidores a possibilidade de investir no que muitos consideram o novo “bored ape”, disse Reinaldo Rabelo, CEO do Mercado Bitcoin
O APE na Coinbase ainda está na fase recebimento da criptomoeda e as negociações só serão liberadas se “estabelecido o fornecimento suficiente de ativos”, de acordo com um tuíte da empresa. Os pares criados para negociação são com Dólar (APE-USD); Tether (APE-USDT); e Euro (APE-EUR).
Outro ponto, destaca a corretora, é que o APE entra na lista como ‘experimental’, um alerta inserido recentemente nos termos da Coinbase, ou seja, trata-se de um ativo novo no mercado e, portanto, requer mais cuidado na hora de investir.
Leia Também
De acordo com a Binance, o suporte para depósitos de APE já está disponível no momento do texto. Os pares de negociação criados na plataforma são com Bitcoin (APE/BTC); Binance Dolar (APE/BUSD); e com a Tether (APE/USDT). Os saques, contudo, ressalta a nota, só serão permitidos a partir das 14h30 de sexta — com base no fuso horário UCT, às 11h30 no Brasil.
ApeCoin é o token de governança criado para capacitar a construção descentralizada da comunidade de mesmo nome, que passa a integrar também o ecossistema da Yuga Labs, que além do BAYC, tem a Mutant Ape Yacht Club (MAYC). Essas são duas das coleções NFT mais populares na blockchain Ethereum.
Cuidados com golpes
O preço do APE ainda não começou a ser divulgado; no Coinmaketcap, o perfil do token já foi aberto, mas ainda não tem valor de mercado. O mesmo ocorre no Coingecko, outra plataforma de dados.
Por conta disso, e considerando que haverá airdrop de 100 milhões de APEs aos detentores de NFTs da BAYC e da MAYC — conforme comunicou no Twitter a conta oficial do projeto —, os golpistas já estão se mobilizando. Na dúvida, o apecoin.com é o site oficial.
Outro ponto importante é sobre o ticker ‘APE’, que se digitado na barra de busca do Coinmarketcapo, por exemplo, vão aparecer além da Apecoin, outras criptomoedas de nomes semelhantes que podem ser perigosas.
A conta do projeto no Twitter fez o alerta.