MB logo vermelho Mercado Bitcoin
Foto: Divulgação

O MB (Mercado Bitcoin), maior plataforma de ativos digitais da América Latina, anunciou nesta quinta-feira (1) em um comunicado à imprensa a criação de um Conselho Consultivo e dois Comitês: o Regulatório e o de Pessoas.

De acordo com o anúncio, o objetivo dos dois primeiros grupos é o de contribuir com o desenvolvimento da empresa e do ecossistema cripto, especialmente em um momento crucial para o setor e o país, dada a aprovação da Lei 14.478/22, o marco legal dos prestadores de serviços cripto no Brasil.

Publicidade

Acerca do Comitê de Pessoas, segundo a empresa, o principal objetivo é contribuir com estratégias de atração, desenvolvimento e retenção de talentos, promover seu jeito de ser e construir um ecossistema cada vez mais inclusivo e diverso. 

Murilo Portugal e Tito da Silva Neto vão integrar o Conselho Consultivo, junto com Annalisa Blando, fundadora da ParMais Planejamento Financeiro, adquirida pela 2TM em 2021. Nicole Dyskant, que teve passagens por empresas como ACA Compliance Group, Ágora e Bradesco, passa a integrar o Comitê Regulatório. 

O MB ressalta que a experiência do grupo em setores regulados vai ajudar na construção de novos produtos e na condução dos negócios da 2TM, Holding controladora do Mercado Bitcoin.

“Não há dúvida de que essa nova economia digital ocupará cada vez mais espaço. Os setores mais tradicionais têm muito a contribuir e podem ser importantes aliados na construção de novos produtos e práticas capazes de atender o ambiente regulatório que está agora em construção no Brasil, explica Portugal.  

Publicidade

Comitê Regulatório

Para o Comitê Regulatório, foram convidados Henrique Machado, Camila Duran e José Luiz Rodrigues.

Machado é advogado, sócio do Warde Advogados e especialista em contencioso judicial e administrativo de mercado de capitais. Ele também foi procurador do Bacen e diretor da CVM.

Camila Duran é professora de direito na ESSCA Ecole de Management, pesquisadora sênior na Universidade de Oxford, e foi professora na USP. Ela também é pesquisadora sobre moedas digitais.

José Luiz Rodrigues é fundador e sócio da J.L.Rodrigues & Consultores Associados e Presidente do Conselho consultivo e deliberativo da ABFintechs.

“Nosso papel dentro das novas estruturas será o de contribuir com a integração entre o mercado tradicional e a nova economia digital, além de impulsionar o desenvolvimento econômico do país”, explica Rodrigues.

Publicidade

“Após os nossos processos de captação, concentramos força em ampliar portfólio e trazer ainda mais produtos para os quase quatro milhões de clientes da plataforma. Nesse período, trabalhamos para ajudar também a consolidação do setor com o marco legal. Agora precisamos de mais gente preparada para nos ajudar e aconselhar nas mudanças pelas quais o segmento deve passar nos próximos anos”, diz Reinaldo Rabelo, CEO do MB.

Rabelo reforça que a expertise de advogados e especialistas em regulação contribuiu para identificar, junto aos reguladores, oportunidades para a construção de um ambiente mais saudável e que traga segurança para empresas e investidores.

Comitê de Pessoas

Para o Comitê de Pessoas, foram trazidos Diego Rondon, investidor, com quatro anos de experiência em conselhos de diferentes empresas e startups, empreendedor e traz uma forte experiência na gestão de equipes de alta performance, e Andréa Cruz, que acumula mais de 30 anos de experiência em gestão de carreiras e cultura organizacional para a transformação.

“Nossos colaboradores, os MBmakers, são os protagonistas do nosso processo de crescimento e de desenvolvimento. O Comitê de Pessoas nos trará a possibilidade de um olhar atento para a nossa cultura e nos consagrar como a empresa de escolha dos apaixonados pelo nosso mundo cripto, explica a diretora de Recursos Humanos do MB, Daniela Cabral.

Conselho Consultivo 

Murilo Portugal: economista, com trajetória de destaque nas gestões pública e privada no Brasil e no exterior. Atualmente é membro do Conselho de Curadores da Thomson Reuters. Já integrou os Conselhos de Administração do Instituto de Resseguro do Brasil, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Eletrobrás.

Publicidade

Portugal também foi presidente da FEBRABAN (2011 – 2020), Vice-Direror Geral do FMI (2006 – 2011), Secretário Executivo no Ministério da Fazenda (2005 – 2006), Diretor Executivo do Fundo Monetário Internacional (1998 – 2005), Diretor Executivo do Banco Mundial (1996 – 1998) e Secretário do Tesouro Nacional (1992 – 1996).

Tito Henrique da Silva Neto: atualmente Presidente do Conselho do Banco ABC, já foi CEO do banco e presidente do Banco Itamarati. 

Annalisa Blando: empreendedora, fundou a ParMais Planejamento Financeiro em 2011, que foi adquirida pela 2TM em 2021. Conselheira de Administração na Librelato Implementos Rodoviários. No MB, é também líder do Comitê de Educação Financeira e membro do Comitê de Investimentos na MB Asset. No voluntariado, é líder do grupo Mulheres do Brasil, em Florianópolis, Vice-presidente de finanças na Acate, conselheira no programa a EY Winning Women, entre outros.

Nicole Dyskant: possui mais de 20 anos de experiência nos mercados financeiro e de capitais, incluindo ativos digitais, com foco em regulamentação e conformidade. Atualmente, ela atua como sócia-gerente da Dyskant Advogados, uma boutique de advocacia.

Além disso, Dyskant é consultora da Fireblocks para a América Latina e da Hashdex, após ter atuado como Diretora Jurídica e de Conformidade Global na empresa e ter liderado as iniciativas de ESG e Assuntos Regulatórios Públicos. Antes, a especialista cofundou a Compliasset, um software premiado de conformidade regulatória (M&A Sinqia/2023).

Com passagens por companhias como ACA Compliance Group, Ágora e Bradesco, Dyskant é certificada como Profissional de Regulamentação e Conformidade pelo FINRA Institute em Wharton (CRCP) e como Profissional de Conformidade e Ética Internacional (CCEP-I) pela Society of Corporate Compliance and Ethics.

Publicidade

Ela também é membro do CVM Fintech LAB for Innovation, Grupo de Trabalho de Ativos Digitais da ANBIMA, copresidente do Comitê Brasil de 100 Mulheres em Finanças, vice-presidente do Comitê de Mercado de Capitais da OAB/RJ, secretária-geral do Comitê de Direito Corporativo da OAB/RJ, membro do Comitê “Startups” da OAB/RJ, Líder do “Mulheres do Mercado”, entre outros.

Henrique Machado: advogado, sócio do Warde Advogados, especialista em contencioso judicial e administrativo de mercado de capitais. É presidente do núcleo de mercado financeiro de capitais no IREE. Foi procurador do Banco Central do Brasil por mais de 15 anos e Diretor da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Machado atuou também como Secretário-Executivo adjunto do BCB, Secretário do Conselho Monetário Nacional, Secretário-Executivo do Comitê de Regulação e Fiscalização dos Mercados Financeiro, de Capitais, Seguros e Previdência (Coremec). 

Camila Duran: Professora de direito na ESSCA Ecole de Management, pesquisadora senior na Universidade de Oxford. Foi professora na USP, com pesquisa focada na regulação do mercado financeiro e direito voltado à economia em geral. 

José Luiz Rodrigues: Fundador e sócio titular da J.L.Rodrigues & Consultores Associados e Presidente do Conselho consultivo e deliberativo da ABFintechs. Ele foi Membro Independente do Comitê Consultivo de Regulação da Cetip, Membro titular do Conselho de Administração do Banco de Brasília (BRB), Presidente da Associação dos Bancos do Distrito Federal – ASSBAN, Membro do Conselho Diretor da Febraban, entre outros. 

Mais sobre o Comitê de Pessoas do MB

Diego Rondon: especialista em gerir equipes de alta performance com foco em projetos e processos de excelência, tendo acumulado experiência em consultorias multinacionais, atendendo os mais variados tipos de empresas.

De perfil empreendedor, Diego também é investidor anjo e conselheiro de companhias, auxiliando-as ativamente na gestão estratégica, definição de orientações e políticas para startups e busca por investidores nacionais e internacionais. Atualmente, atua como presidente do conselho de investidas da Mutual Holding, como Desperta Energia, Scora Crédito e monest.ai.

Andréa Cruz: com quase 30 anos de experiência, é especialista em Pessoas, Carreiras e Organizações com foco em gestão de carreira para executivos e cultura organizacional para transformação de alto impacto. Tendo passagens por empresas como Unilever, DuPont e Avon, Andréa atua como palestrante, pesquisadora e consultora, é CEO da SERH1 Consultoria, coautora do livro ‘Mulheres de RH’, conselheira do Capitalismo Consciente e da Will Women Latin America, além de ser professora convidada da Fundação Dom Cabral.

Sobre o MB

O MB é a maior plataforma de negociação de criptomoedas e ativos digitais da América Latina com 3,8 milhões de clientes, além de ser o primeiro unicórnio cripto no Brasil. A empresa é associada da Associação Brasileira de Criptoeconomia (ABCripto) e adepta ao Código de Conduta e Autorregulação na Prevenção à Lavagem de Dinheiro desenvolvido pela associação e que garante que as empresas signatárias cumpram as melhores práticas de compliance.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Empresa cripto Bakkt está considerando uma potencial venda ou desmembramento, diz site

Empresa cripto Bakkt está considerando uma potencial venda ou desmembramento, diz site

A Bakkt recorreu à ajuda de um consultor financeiro para tomar a decisão, embora ainda não tenha definido o seu próximo passo
Imagem da matéria: Por que a rede Ethereum de segunda camada Taiko está gastando US$ 100 mil por dia em Blobs

Por que a rede Ethereum de segunda camada Taiko está gastando US$ 100 mil por dia em Blobs

Taiko, uma rede de escalonamento de segunda camada da Ethereum, está gastando enormes quantias de dinheiro em blobs – mas isso é intencional
Imagem da matéria: É hora de apostar em Bitcoin e shitcoins, diz Arthur Hayes

É hora de apostar em Bitcoin e shitcoins, diz Arthur Hayes

O Bitcoin crescerá à medida que os bancos centrais se concentrarem em taxas de juros mais baixas em massa – com o Banco da Inglaterra em breve, prevê Hayes
Donald Trump posa para foto em evento político nos EUA

Trump se apresenta como ‘criptopresidente’ em evento de arrecadação de fundos

O candidato presidencial republicano dobrou sua postura pró-cripto durante evento em São Francisco, EUA