Imagem da matéria: Mastercard planeja rede própria para facilitar operações do yuan digital
Yuan Digital (Foto: Shutterstock)

A Mastercard tem planos para usar seus milhões de parceiros comerciais para facilitar o uso internacional do yuan digital (e-CNY), a moeda digital do Banco Central da China (PBoC). Segundo o South China Morning Post (SCMP) em publicação nesta segunda-feira (03), a gigante dos pagamentos já está tratando do assunto com os órgãos financeiros do país.

O PBoC e a Autoridade Monetária de Hong Kong estão atualmente explorando maneiras de ampliar o uso do yuan digital. O plano da Mastercard é atuar como um agente de conversão do yuan para moedas fiduciárias por meio de uma rede de compensação. A estratégia foi revelada na semana passada pelo CEO da empresa, Michael Miebach.

Publicidade

Ling Hai, copresidente da Mastercard para Ásia-Pacífico, confirmou ao SCMP a nova empreitada. Segundo ele, o yuan digital poderia circular pela vasta rede de pagamentos do grupo, que inclui 2 milhões de caixas eletrônicos e 70 milhões de parceiros comerciais em todo o mundo.

Quando Miebach tocou no assunto no último dia 29, ele disse que no futuro esperava a Mastercard explorar aplicativos em cima de CBDCs se beneficiando de contratos inteligentes. “Este poderia ser um contrato comercial inteligente. Então, tecnologia de contrato inteligente é o que estamos investindo”, disse ao Coindesk.

Mastercard e yuan digital

O que a Mastercard pretende fazer com o yuan digital já é realidade nas Bahamas. Lá, os turistas podem converter prontamente suas moedas fiduciárias para a stablecoin ‘Sand Dollars’, CBDC que começou a ser emitida em agosto no ano passado. A ação tornou o país um dos primeiros no mundo a tomar tal iniciativa. A conversão é feita por meio de um cartão pré-pago na rede da Mastercard. 

O uso potencial do yuan digital também está sendo observado por um grupo de planejamento formado por autoridades de Hong Kong, Tailândia e Emirados Árabes Unidos para  um projeto de pagamentos regionais em tempo real com CBDCs. 

Publicidade

O projeto se chama ‘Multiple Central Bank Digital Currency Bridge’ (m-CBDC) e é a segunda parte do ‘Inthanon-LionRock’, um projeto de pesquisa sobre as CBDCs que vem sendo desenvolvido desde 2019.

Talvez você queira ler
Andrea Zanon posa para foto

Ex-consultor de Bill Clinton e do Banco Mundial é preso por formar pirâmide de criptomoedas

Andrea Zanon é acusado de operar a pirâmide Nimbus, que deixou prejuízo de mais R$ 600 milhões em centenas de investidores
Uma pessoa acena com uma das mãos em sinal de pare

Filipinas acusa Binance de operar sem licença no país

Segundo os reguladores, quem promover o acesso à corretora também pode ser responsabilizado criminalmente com multa e prisão
Imagem da matéria: Imagens do GTA 6  são finalmente reveladas; assista ao trailer

Imagens do GTA 6 são finalmente reveladas; assista ao trailer

Além dos gráficos impressionantes, outra surpresa do trailer do GTA 6 foi a informação de que o jogo só será lançado em 2025
SBF da FTX no Congresso dos EUA

Sam Bankman-Fried lidera “lista da vergonha” da Forbes; veja quem mais decepcionou

A Forbes publicou uma lista de jovens empresários que contrariam as expectativas ao se envolverem em fraudes e outras infrações