Imagem da matéria: Mastercard planeja rede própria para facilitar operações do yuan digital
Yuan Digital (Foto: Shutterstock)

A Mastercard tem planos para usar seus milhões de parceiros comerciais para facilitar o uso internacional do yuan digital (e-CNY), a moeda digital do Banco Central da China (PBoC). Segundo o South China Morning Post (SCMP) em publicação nesta segunda-feira (03), a gigante dos pagamentos já está tratando do assunto com os órgãos financeiros do país.

O PBoC e a Autoridade Monetária de Hong Kong estão atualmente explorando maneiras de ampliar o uso do yuan digital. O plano da Mastercard é atuar como um agente de conversão do yuan para moedas fiduciárias por meio de uma rede de compensação. A estratégia foi revelada na semana passada pelo CEO da empresa, Michael Miebach.

Publicidade

Ling Hai, copresidente da Mastercard para Ásia-Pacífico, confirmou ao SCMP a nova empreitada. Segundo ele, o yuan digital poderia circular pela vasta rede de pagamentos do grupo, que inclui 2 milhões de caixas eletrônicos e 70 milhões de parceiros comerciais em todo o mundo.

Quando Miebach tocou no assunto no último dia 29, ele disse que no futuro esperava a Mastercard explorar aplicativos em cima de CBDCs se beneficiando de contratos inteligentes. “Este poderia ser um contrato comercial inteligente. Então, tecnologia de contrato inteligente é o que estamos investindo”, disse ao Coindesk.

Mastercard e yuan digital

O que a Mastercard pretende fazer com o yuan digital já é realidade nas Bahamas. Lá, os turistas podem converter prontamente suas moedas fiduciárias para a stablecoin ‘Sand Dollars’, CBDC que começou a ser emitida em agosto no ano passado. A ação tornou o país um dos primeiros no mundo a tomar tal iniciativa. A conversão é feita por meio de um cartão pré-pago na rede da Mastercard. 

O uso potencial do yuan digital também está sendo observado por um grupo de planejamento formado por autoridades de Hong Kong, Tailândia e Emirados Árabes Unidos para  um projeto de pagamentos regionais em tempo real com CBDCs. 

Publicidade

O projeto se chama ‘Multiple Central Bank Digital Currency Bridge’ (m-CBDC) e é a segunda parte do ‘Inthanon-LionRock’, um projeto de pesquisa sobre as CBDCs que vem sendo desenvolvido desde 2019.

You May Also Like
Imagem da matéria: Mercedes-Benz irá começar a usar robôs na linha de montagem

Mercedes-Benz irá começar a usar robôs na linha de montagem

As especificações do Apollo se enquadram claramente na categoria humanoide—quase 1,83 metro de altura e peso total de 72,5 quilos
Moedas de bitcoi sb bandeira da Argentina

Argentina dá 45 dias para que empresas de criptomoedas se registrem com regulador

A Comissão Nacional de Valores Mobiliários também publicou as diretrizes para corretoras de cripto que quiserem obter licença no país
martelo de juiz com logo da binance no fundo

Executivo da Binance escapa de detenção na Nigéria

No mesmo dia que Nadeem Anjarwalla escapou da detenção, a Receita Federal da Nigéria acusou a Binance de praticar evasão fiscal
moeda de bitcoin e bandeira do japão ao fundo

Fundo de pensão do governo do Japão, o maior do mundo, estuda investir em Bitcoin

O maior fundo de pensão do mundo citou o Bitcoin na sua procura por “diversificação e sofisticação” de investimentos