Imagem da matéria: Máquinas de mineração de bitcoin provocam incêndio na Rússia
Foto: Shutterstock

Um incêndio causado por superaquecimento no equipamento de mineração de bitcoin quase acabou em tragédia em São Petersburgo, na Rússia. De acordo a agência de notícias local, iVBG, o incidente ocorreu na noite de terça-feira (24) em uma pensão no bairro Petrogradsky; o minerador teve que ser hospitalizado.

Os bombeiros foram acionados por volta das 22h. Ao chegarem no local, havia cerca de 15 pessoas tentando apagar o fogo que já tinha se espalhado. Conforme apurou a reportagem, o incêndio, que começou em um dos quartos da residência, foi contido 40 minutos depois.

Publicidade

Socorrido a tempo, o morador que fazia mineração de bitcoin teve que ser hospitalizado com queimaduras nos braços, costas e pescoço. Segundo o iVBG, o homem, cujo nome não foi revelado, não deve ter fornecido sistema de refrigeração adequado para as mineradoras.

Mineração já causou vários incêndios

O mesmo fato ocorreu em 2017 na Rússia, mas do outro lado do país, na cidade de Novorossiysk, que fica cerca de 1.500 quilômetros de Moscou. Na ocasião, um curto-circuito causou um incêndio em um dos apartamentos de um um prédio que suporta vários andares.

Segundo informações na época, em pouco tempo o fogo se espalhou através dos pertences do morador. “Mais de 12 mineradoras funcionavam ao mesmo tempo no momento do incidente”, escreveu o IF24.

Em 2018, o mesmo tipo de incêndio aconteceu na Rússia, conforme reportou o Express. Daquela vez, os moradores da cidade Artyom viram sete apartamentos sendo destruídos pelas chamas. Segundo os bombeiros na época, a mineração superaquece os circuitos elétricos com consequências potencialmente fatais.

Publicidade

Muitos mineradores individuais constróem suas bases em locais geralmente escondidos, principalmente quando o uso de eletricidade é de forma clandestina. Outros, que mesmo pagando pela energia, acabam usando locais com pouca ventilação, dando chance para que fatos como estes ocorram.

VOCÊ PODE GOSTAR
moeda de bitcoin ao lado de celular com logo da mt gox

Manhã Cripto: Bitcoin cai após Mt. Gox mover US$ 9 bilhões em BTC

A grande movimentação de Bitcoin pela Mt. Gox é um sinal de que, muito em breve, os investidores lesados pelo hack de 2014 serão ressarcidos
Imagem da matéria: Questões sociais são desafio para debate do Bitcoin, diz autor de livro da Editora Portal do Bitcoin

Questões sociais são desafio para debate do Bitcoin, diz autor de livro da Editora Portal do Bitcoin

“Parte técnica você descreve como funciona e acabou. Nas vacas sagradas leva um bom tanto de desconstrução de conceitos”, diz Breno Brito
Pizza em uma mão moeda de bitcoin na outra

Bitcoin Pizza Day: Corretoras comemoram data histórica do Bitcoin com promoções; confira

Semana tem pizza grátis, cashback, joguinho e descontos em comemoração à primeira transação comercial com o Bitcoin realizada há 14 anos
Cofre dourado no formato de baleia receb moedas shiba inu SHIB

Baleias voltam a encher os bolsos de Bitcoin, mostra análise

A acumulação acelerada de baleias é um sinal de que o mercado altista do Bitcoin ainda está ativo