Imagem da matéria: Manhã Cripto: XRP supera Tether e se torna terceira maior criptomoeda
Foto: Shutterstock

O XRP, o token nativo usado no sistema de pagamentos da Ripple, saltou para o terceiro lugar no ranking de capitalização de mercado, superando a já estabelecida stablecoin emitida pela Tether.

O ativo subiu mais de 71% na semana, para US$ 2,47, e mais 367% nos últimos 30 dias, de acordo com dados do CoinGecko. Anteriormente, o ativo havia ultrapassado a Solana na quarta posição no final do domingo (1º).

Publicidade

O caso da Ripple Labs contra a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) tem sido o foco principal dos investidores, o que foi ajudado pela decisão de seu presidente, Gary Gensler, de sair em 20 de janeiro.

Desprezada pela comunidade de criptomoedas pelo que eles consideravam uma abordagem pesada da regulamentação por meio de litígios, a saída de Gensler está proporcionando um otimismo renovado para uma abordagem mais amigável ao setor.

A SEC iniciou seu processo contra a Ripple Labs por violações de valores mobiliários em dezembro de 2020 sob o comando do então presidente Jay Clayton. Gensler sucedeu Clayton como presidente da SEC em abril de 2021 e continuou a mover o processo contra a Ripple.

Embora a Ripple, a empresa, use o token XRP em seus produtos de pagamento e liquidação, o token opera de forma independente em seu próprio livro-razão.

Publicidade

Ainda assim, isso não impediu que os investidores especulassem sobre o que eles consideram como um provável fim do caso da agência contra a Ripple.

Apesar dos desafios, a perspectiva de uma mudança na liderança regulatória reforçou o otimismo dos investidores, alimentando a especulação de que a XRP poderia ganhar força para aplicações financeiras, como ETFs à vista.

O XRP ainda está aproximadamente 27,6% abaixo de sua máxima histórica de US$ 3,40, alcançada em janeiro de 2018, mas agora está mais próximo desse nível do que esteve em quase sete anos, conforme relatado anteriormente pelo Decrypt.

Outras criptomoedas importantes, enquanto isso, continuam a subir após a realização de lucros na semana passada e uma queda no preço do principal ativo digital, o Bitcoin.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

  • Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.
VOCÊ PODE GOSTAR
Jonathan Gould, escolhido por Trump para liderar a OCC

Trump escolhe empresário cripto para liderar órgão regulador de bancos

Trump escolheu o ex-diretor jurídico da Bitfury, Jonathan Gould, para liderar o Escritório do Controlador da Moeda (OCC)
Agentes da Polícia Nacional da Espanha prendendo sequestradores

Polícia prende sequestradores de corretor de criptomoedas na Espanha; veja vídeo

A vítima enganou os sequestradores ao falar em hindi ao telefone, fingindo colaborar com a transferência de cripto, enquanto, na verdade, pedia socorro
bitcoin

Manhã Cripto: Bitcoin abre semana em queda em meio a polêmica da memecoin de Milei

No domingo, Milei foi alvo de acusações de fraude pela promoção da criptomoeda LIBRA
Imagem da matéria: Elon Musk faz memecoins desabarem após abandonar nome ‘Harry Bolz’ no X

Elon Musk faz memecoins desabarem após abandonar nome ‘Harry Bolz’ no X

As memecoins associadas ao nome “Harry Bōlz” que Musk adotou no X despencaram após ele abandonar o apelido