Malásia manda corretora Huobi encerrar operações no país

Segundo o regulador de valores mobiliários do país asiático, a exchange estaria funcionando sem uma licença de operador de mercado
Imagem da matéria: Malásia manda corretora Huobi encerrar operações no país

Shutterstock

O principal regulador de valores mobiliários da Malásia, a Securities Commission (SC), anunciou nesta segunda-feira (22) uma ordem para que a exchange de criptomoedas Huobi, com sede em nas Ilhas Seychelles, encerre as operações no país.

A Huobi caiu no radar dos reguladores da Malásia por operar uma exchange de ativos digitais sem registro, de acordo com o anúncio. Executar uma exchange de criptomoedas sem uma licença de operador de mercado reconhecido (RMO) é uma ofensa sob a Lei de Mercados de Capitais e Serviços local, de 2007.

Publicidade

Uma repreensão pública também foi emitida contra a exchange e seu fundador Leon Li. Como presidente-executivo da empresa, Li foi condenado a supervisionar o processo de encerrar as operações locais, cessar as comunicações com investidores malaios, desativar o site e retirar o aplicativo das lojas de aplicativos. 

O anúncio do regulador diz que a ação de execução foi tomada “após preocupações sobre a conformidade da plataforma com os requisitos regulatórios locais e a proteção dos interesses dos investidores.”

Primeiros passos da Malásia 

A Malásia não é o primeiro país que alguém associaria à uma corrida para o desenvolvimento do ecossistema cripto, mas isso pode mudar em breve. 

Em setembro de 2021, o Banco Central da Malásia participou de um experimento blockchain com o Banco de Compensações Internacionais e em janeiro anunciou que estava trabalhando em uma prova de conceito “para melhorar as nossas capacidades técnicas e políticas, caso surgisse a necessidade de emitir [uma] CBDC no futuro.”

Publicidade

Uma CBDC é uma Moeda Digital de Banco Central — essencialmente um ativo digital emitido centralmente que deriva seu valor da moeda fiat de uma nação. 

Mais recentemente, em março, o Vice-Ministro das Comunicações e Multimídia da Malásia, Zahidi Zainul, disse que o país deveria reconhecer o Bitcoin como moeda legal: “esperamos que o governo possa permitir isso”, disse ele ao Parlamento, em resposta a uma pergunta da oposição.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.