Imagem da matéria: Malásia manda corretora Huobi encerrar operações no país
Shutterstock

O principal regulador de valores mobiliários da Malásia, a Securities Commission (SC), anunciou nesta segunda-feira (22) uma ordem para que a exchange de criptomoedas Huobi, com sede em nas Ilhas Seychelles, encerre as operações no país.

A Huobi caiu no radar dos reguladores da Malásia por operar uma exchange de ativos digitais sem registro, de acordo com o anúncio. Executar uma exchange de criptomoedas sem uma licença de operador de mercado reconhecido (RMO) é uma ofensa sob a Lei de Mercados de Capitais e Serviços local, de 2007.

Publicidade

Uma repreensão pública também foi emitida contra a exchange e seu fundador Leon Li. Como presidente-executivo da empresa, Li foi condenado a supervisionar o processo de encerrar as operações locais, cessar as comunicações com investidores malaios, desativar o site e retirar o aplicativo das lojas de aplicativos. 

O anúncio do regulador diz que a ação de execução foi tomada “após preocupações sobre a conformidade da plataforma com os requisitos regulatórios locais e a proteção dos interesses dos investidores.”

Primeiros passos da Malásia 

A Malásia não é o primeiro país que alguém associaria à uma corrida para o desenvolvimento do ecossistema cripto, mas isso pode mudar em breve. 

Em setembro de 2021, o Banco Central da Malásia participou de um experimento blockchain com o Banco de Compensações Internacionais e em janeiro anunciou que estava trabalhando em uma prova de conceito “para melhorar as nossas capacidades técnicas e políticas, caso surgisse a necessidade de emitir [uma] CBDC no futuro.”

Publicidade

Uma CBDC é uma Moeda Digital de Banco Central — essencialmente um ativo digital emitido centralmente que deriva seu valor da moeda fiat de uma nação. 

Mais recentemente, em março, o Vice-Ministro das Comunicações e Multimídia da Malásia, Zahidi Zainul, disse que o país deveria reconhecer o Bitcoin como moeda legal: “esperamos que o governo possa permitir isso”, disse ele ao Parlamento, em resposta a uma pergunta da oposição.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
farao do bitcoin glaidson

Primeira audiência da GAS Consultoria ouve testemunhas de acusação contra o “Faraó do Bitcoin”

Foram ouvidas sete testemunhas de acusação do MP-RJ em audiência realizada na quarta-feira
Close na mão de candidato preenche gabarito com lápis preto

Novo concurso do BNDES pede conhecimento em criptomoedas e blockchain; Salário é de R$ 20,9 mil

São 900 vagas para vários cargos, incluindo cadastro de reserva e cotas para candidatos negros e pessoas com deficiência
Moedas de bitcoin sob bandeira da Argentina

Argentina sanciona lei que permite aumento de capital de empresas com criptomoedas

Javier Milei também nomeou um especialista em blockchain para liderar Agência Federal de Segurança Cibernética
Ilustração de bandeira do Brasil dentro moeda de Bitcoin

Brasil é o 6º país com maior adoção de criptomoedas do mundo

Ranking global de adoção de criptomoedas é liderado pelos Emirados Árabes, com 25%; Brasil aparece em 6º, com 17,5%