Imagem da matéria: Malásia manda corretora Huobi encerrar operações no país
Shutterstock

O principal regulador de valores mobiliários da Malásia, a Securities Commission (SC), anunciou nesta segunda-feira (22) uma ordem para que a exchange de criptomoedas Huobi, com sede em nas Ilhas Seychelles, encerre as operações no país.

A Huobi caiu no radar dos reguladores da Malásia por operar uma exchange de ativos digitais sem registro, de acordo com o anúncio. Executar uma exchange de criptomoedas sem uma licença de operador de mercado reconhecido (RMO) é uma ofensa sob a Lei de Mercados de Capitais e Serviços local, de 2007.

Publicidade

Uma repreensão pública também foi emitida contra a exchange e seu fundador Leon Li. Como presidente-executivo da empresa, Li foi condenado a supervisionar o processo de encerrar as operações locais, cessar as comunicações com investidores malaios, desativar o site e retirar o aplicativo das lojas de aplicativos. 

O anúncio do regulador diz que a ação de execução foi tomada “após preocupações sobre a conformidade da plataforma com os requisitos regulatórios locais e a proteção dos interesses dos investidores.”

Primeiros passos da Malásia 

A Malásia não é o primeiro país que alguém associaria à uma corrida para o desenvolvimento do ecossistema cripto, mas isso pode mudar em breve. 

Em setembro de 2021, o Banco Central da Malásia participou de um experimento blockchain com o Banco de Compensações Internacionais e em janeiro anunciou que estava trabalhando em uma prova de conceito “para melhorar as nossas capacidades técnicas e políticas, caso surgisse a necessidade de emitir [uma] CBDC no futuro.”

Publicidade

Uma CBDC é uma Moeda Digital de Banco Central — essencialmente um ativo digital emitido centralmente que deriva seu valor da moeda fiat de uma nação. 

Mais recentemente, em março, o Vice-Ministro das Comunicações e Multimídia da Malásia, Zahidi Zainul, disse que o país deveria reconhecer o Bitcoin como moeda legal: “esperamos que o governo possa permitir isso”, disse ele ao Parlamento, em resposta a uma pergunta da oposição.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Justin Sun planeja comprar 100 mil bananas após controvérsia sobre leilão de arte

Justin Sun planeja comprar 100 mil bananas após controvérsia sobre leilão de arte

Justin Sun quer comprar as frutas como forma de agradecer ao vendedor que forneceu a banana de 25 centavos usada em uma obra de arte comestível avaliada em R$ 36 milhões
Imagem da matéria: OpenAI lança o ChatGPT mais poderoso de todos os tempos

OpenAI lança o ChatGPT mais poderoso de todos os tempos

Embora os usuários avançados do ChatGPT ganhem ferramentas e modelos de última geração, o preço de US$ 1,2 mil foi recebido com críticas negativas
Imagem da matéria: BeeFund lança novo grupo e diz que volta dia 31 de novembro — mês tem apenas 30 dias

BeeFund lança novo grupo e diz que volta dia 31 de novembro — mês tem apenas 30 dias

BeeFund congelou saques dos clientes e depois passou a pedir novos depósitos para acesso aos fundos convertidos em criptomoeda
dedos apontados para pessoa em forma de acusação

Corretoras se unem para rejeitar ex-funcionários da SEC na indústria cripto

Tyler Winklevoss apoiou publicamente Brian Armstrong no revide contra “os maus atores” da agência reguladora dos EUA