Mais uma corretora de criptomoedas à beira da falência entra em recuperação judicial

A estratégia da Zipmex é ganhar tempo para solucionar seus problemas de liquidez e encontrar uma forma de pagar os clientes
Imagem da matéria: Mais uma corretora de criptomoedas à beira da falência entra em recuperação judicial

(Foto: Shutterstock)

Zipmex, uma corretora de criptomoedas com sede na Tailândia, entrou com pedido de recuperação judicial para se proteger de ações legais de credores, de acordo com uma nota da empresa desta quinta-feira (28).

A exchange, que suspendeu saques de usuários na semana passada, enviou solicitações de moratória no dia 22 de julho em Singapura para suas diversas entidades: Zipmex Asia Pte Ltd, Zipmex Pte Ltd, Zipmex Company Limited, PT Zipmex Exchange Indonesia e Zipmex Australia Pty Ltd.

Publicidade

Sob as leis da nação, a iniciativa vai automaticamente conceder proteção à Zipmex do início ou continuação de processos por credores durante 30 dias ou até um tribunal em Singapura tomar uma decisão sobre as solicitações — o que vier primeiro.

“Isso ajuda a Zipmex a se proteger contra ações e processos enquanto estiver ativa […] sem ter de se preocupar em defender possíveis alegações ou ações adversas enquanto enquanto estamos fazendo isso”, explicou a empresa.

Após inicialmente pausar todas as negociações e saques no dia 20 de julho, a Zipmex retomou algumas atividades em sua plataforma.

A empresa destacou, na quarta-feira (27), que sua carteira de negociação e plataforma de tokens não fungíveis (NFT), estão funcionando normalmente e não planeja mais interromper esses serviços. Porém, os saques das Z Wallets, que são onde os fundos de clientes estão armazenados na Zipmex, continuam congelados.

Publicidade

Contágio cripto

Os problemas da empresa são consequência do “contágio cripto” causado pelo colapso rede Terra (LUNA) e do fundo de hedge cripto Three Arrows Capital (3AC), junto com a queda no preço das criptomoedas em meio ao ciclo de baixa.

Desde maio, diversas plataformas cripto congelaram saques de usuários, incluindo CoinFLEX, Voyager Digital, Babel Finance e a empresa de empréstimos Celsius.

Three Arrows Capital, Voyager e Celsius também enviaram pedidos de recuperação judicial.

A Zipmex alega que quando pausou os saques, teve problemas financeiros com “grandes parceiros comerciais”. Posteriormente, a empresa revelou se tratar de exposições de US$ 48 milhões e US$ 5 milhões a Babel Finance e Celsius, respectivamente.

Na quarta-feira, a corretora disse que planeja utilizar o tempo permitido pela recuperação judicial para solucionar seus problemas de liquidez, criando um plano de reestruturação e garantindo novos investimentos para apoiar suas operações no futuro. A Zipmex alega que já houve um “interesse formal e registrado” de possíveis investidores para reforçar suas finanças.

Publicidade

*Traduzido por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

Quer investir em ativos digitais, mas não sabe por onde começar? O Mercado Bitcoin oferece a melhor e mais segura experiência de negociação para quem está dando os primeiros passos na economia digital. Conheça o MB!