Maior petrolífera do mundo faz acordo com banco para estudar investimento em criptomoedas

A Saudi Aramco se uniu ao banco japonês SBI Holdings para potencialmente investir em ativos digitais
Imagem da matéria: Maior petrolífera do mundo faz acordo com banco para estudar investimento em criptomoedas

Foto: Divulgação/Saudi Aramco

A Saudi Aramco, maior petrolífera e uma das maiores empresas do mundo, firmou uma parceria no dia 7 de dezembro com o banco digital japonês SBI Holdings para estudar potenciais investimentos em criptomoedas.

Em um comunicado, a SBI informou que assinou um memorando de entendimento com a estatal petrolífera árabe para firmar uma possível aliança de negócios entre as duas empresas.

Publicidade

O documento destaca três áreas em que as companhias podem se ajudar:

  1. Colaboração na área de ativos digitais e coinvestimentos alavancando as carteiras de investimentos de ambas as partes relacionadas a ativos digitais;
  2. Identificar startups japonesas na área de ativos digitais que tenham interesse em expandir os seus negócios na Arábia Saudita e apoiar a sua entrada e crescimento;
  3. Lançamento de vários projetos específicos relacionados com investimentos na área de semicondutores, incluindo o estabelecimento de fábricas no Japão e na Arábia Saudita.

A SBI destaca ainda no comunicado que através desta parceria com a Aramco, as partes irão, em conjunto, “alavancar os seus conhecimentos e recursos mútuos para discutir novas oportunidades de negócios em campos de tecnologia avançada”.

Quem são as empresas

Fundada em 1990, a Saudi Aramco é a empresa petrolífera estatal da Arábia Saudita e em 2019 realizou o que até hoje é a maior Oferta Pública Inicial (IPO) da história, no valor de US$ 29,4 bilhões, abrindo assim seu capital.

Atualmente ela é a terceira maior empresa do mundo em valor de mercado, com US$ 2,05 trilhões, segundo dados do site Statista. Com isso, a estatal fica atrás apenas de Apple e Microsoft em tamanho.

No comunicado do acordo, o SBI destaca que a Aramco realiza investimentos estratégicos em “atividades de sustentabilidade, inovação digital, industrial e social para complementar sua cadeia de fornecimento, e presta diversos apoios a empresas em todas as fases do ciclo de crescimento, desde startups a empresas nacionais campeãs”.

Publicidade

Já o SBI Holdings é um banco digital que faz parte do Grupo SBI, um conglomerado financeiro sediado no Japão que atua em áreas como serviços financeiros, gerenciamento de ativos, biotecnologia, saúde e informática. O banco tem como foco atuar no segmento de ativos digitais.