Imagem da matéria: Maior petrolífera do mundo faz acordo com banco para estudar investimento em criptomoedas
Foto: Divulgação/Saudi Aramco

A Saudi Aramco, maior petrolífera e uma das maiores empresas do mundo, firmou uma parceria no dia 7 de dezembro com o banco digital japonês SBI Holdings para estudar potenciais investimentos em criptomoedas.

Em um comunicado, a SBI informou que assinou um memorando de entendimento com a estatal petrolífera árabe para firmar uma possível aliança de negócios entre as duas empresas.

Publicidade

O documento destaca três áreas em que as companhias podem se ajudar:

  1. Colaboração na área de ativos digitais e coinvestimentos alavancando as carteiras de investimentos de ambas as partes relacionadas a ativos digitais;
  2. Identificar startups japonesas na área de ativos digitais que tenham interesse em expandir os seus negócios na Arábia Saudita e apoiar a sua entrada e crescimento;
  3. Lançamento de vários projetos específicos relacionados com investimentos na área de semicondutores, incluindo o estabelecimento de fábricas no Japão e na Arábia Saudita.

A SBI destaca ainda no comunicado que através desta parceria com a Aramco, as partes irão, em conjunto, “alavancar os seus conhecimentos e recursos mútuos para discutir novas oportunidades de negócios em campos de tecnologia avançada”.

Quem são as empresas

Fundada em 1990, a Saudi Aramco é a empresa petrolífera estatal da Arábia Saudita e em 2019 realizou o que até hoje é a maior Oferta Pública Inicial (IPO) da história, no valor de US$ 29,4 bilhões, abrindo assim seu capital.

Atualmente ela é a terceira maior empresa do mundo em valor de mercado, com US$ 2,05 trilhões, segundo dados do site Statista. Com isso, a estatal fica atrás apenas de Apple e Microsoft em tamanho.

No comunicado do acordo, o SBI destaca que a Aramco realiza investimentos estratégicos em “atividades de sustentabilidade, inovação digital, industrial e social para complementar sua cadeia de fornecimento, e presta diversos apoios a empresas em todas as fases do ciclo de crescimento, desde startups a empresas nacionais campeãs”.

Publicidade

Já o SBI Holdings é um banco digital que faz parte do Grupo SBI, um conglomerado financeiro sediado no Japão que atua em áreas como serviços financeiros, gerenciamento de ativos, biotecnologia, saúde e informática. O banco tem como foco atuar no segmento de ativos digitais.

You May Also Like
Bandeira com o logotipo da Coinbase se mov eao ar l ivre

Coinbase apoia ETF de Ethereum da Grayscale: ‘Virtualmente idêntico a ETFs de Bitcoin’

Citando a configuração técnica e a capitalização de mercado do Ethereum, a Coinbase acredita que a SEC deveria aprovar um ETF spot de ETH
Mão segura smartphone que projeta blocos azuis

Mercado Bitcoin lista o ZETA, token nativo da Zetachain

Zetachain é uma blockchain projetada para facilitar a comunicação e a interação entre diferentes redes descentralizadas
Imagem da matéria: Empresas divergem sobre regulação da custódia de criptos e apresentam diferentes soluções ao BC

Empresas divergem sobre regulação da custódia de criptos e apresentam diferentes soluções ao BC

Em consulta do Banco Central, empresas e associações avaliaram como garantir a segurança na custódia das criptomoedas dos clientes
Imagem da matéria: Honduras proíbe cripto em bancos, contrariando tendências regionais do Bitcoin

Honduras proíbe cripto em bancos, contrariando tendências regionais do Bitcoin

A América Latina é mais favorável às criptomoedas do que a maioria das regiões, mas Honduras as excluiu — e derivativos como ETFs também