Imagem da matéria: Maior empresa de petróleo do mundo contradiz brasileiro e nega que vá minerar Bitcoin
Foto: Shutterstock


A Saudi Aramco, maior companhia de petróleo do mundo, foi obrigada a emitir uma nota nesta segunda-feira (2) negando que pretende entrar no mercado de mineração de Bitcoin (BTC) após a repercussão internacional de uma afirmação de um brasileiro.

A confusão começou após Ray Nasser, chefe de mineração da Wise & Trust e especialista em criptomoedas da Inversa Publicações, dizer que está em negociação com a empresa saudita em entrevista concedida ao canal do youtube Bitconheiros.

Publicidade

“A Aramco, uma das maiores empresas do mundo, vai minerar Bitcoin. Estamos negociando com a empresa. Todo líquido preto (petróleo) que sai do deserto é dessa empresa. O flare gas que eles não estão usando – isso é informação pública e eu posso falar é o suficiente para ‘power up’ metade da rede inteira do BTC hoje”, disse.

Flare gas é o nome do subproduto gerado durante a produção de petróleo.

“A Aramco precisa queimar esse flared gas. Ela precisa sumir que esse gás que é um subproduto da mineração de petróleo deles, eles precisam. E se achar um jeito de ganhar dinheiro enquanto faz isso?”, completou.

Informações falsas, segundo a Aramco

Na nota, a empresa saudita classificou as informações de Nasser como “falsas e imprecisas”, embora não tenha citado o brasileiro:

“Com referência a matérias recentes afirmando que a empresa irá embarcar em atividades de mineração de Bitcoin, a Aramco confirma que essas alegações são completamente falsas e imprecisas”, disse o comunicado.

Publicidade

Um dia antes da nota da Aramco, o brasileiro voltou atrás no comentário e disse em seu perfil Twitter que “não há conversas oficiais formais entre a Arthur Mining/Wise & Trust e a Aramco no momento”.

Questionado pelo Portal do Bitcoin sobre o que o levou a fazer tal comentário, Nasser não respondeu até a publicação desta reportagem.

A fala dele e a resposta da Saudi Aramco ganharam destaque nos veículos internacionais. De sites de prestígio como a Fortune a publicações específicas sobre o mercado de petróleo, a polêmica se espalhou em diversos veículos jornalísticos.

Veja o vídeo:

VOCÊ PODE GOSTAR
Ilustração mostra rosto de Michael Saylor, da Microstrategy, envolto a raios ourados

Os 21 mandamentos do Bitcoin, segundo Michael Saylor

Para o fundador da Strategy (antes MicroStrategy), o Bitcoin é o único jogo onde todos têm o potencial de ganhar
moedas de bitcoin e ethereum sobre mesa envernizada

Hashdex lança 1º ETF cripto de índice dos EUA com exposição ao Bitcoin e Ethereum

Trata-se do primeiro produto cripto baseado em índice disponível para investidores nos EUA
Imagem da matéria: 2 métricas apontam que Bitcoin deve atingir novo recorde ainda neste ciclo

2 métricas apontam que Bitcoin deve atingir novo recorde ainda neste ciclo

Posse de Bitcoin pelos detentores de curto prazo e a média móvel do preço de 200 semanas mostram que ativo pode buscar novas máximas
moeda de bitcoin com grafico verde de alta

Bitcoin está se posicionando para nova alta em 2025, aponta Bernstein

Firma de análises aponta que força-tarefa na Casa Branca e fundo soberano têm potencial para alavancar Bitcoin mais uma vez