Maior banco da Colômbia lança corretora de criptomoedas

A plataforma Wenia visa atrair pelo menos 60.000 clientes em seu primeiro ano de operação
pilhas de moedas douradas à frente da bandeira da Colômbia

Shutterstock

O Bancolombia, maior banco da Colômbia, anunciou o lançamento de uma plataforma focada em criptomoedas. O projeto foi batizado de Wenia e visa atrair pelo menos 60 mil clientes em seu primeiro ano de operação.

A conta do Bancolombia no X confirmou com um usuário nesta terça-feira (7) os rumores de que a Wenia seria a sua plataforma focada em criptomoedas, “desenhada para tornar a interação com ativos digitais mais fácil e segura”.

Publicidade

De acordo com uma publicação da Forbes para a Colômbia na semana passada, os interessados ​​em ingressar na Wenia devem ser pessoas físicas, maiores de idade e com nacionalidade e residência colombiana. Cumpridos os requisitos, diz o texto, nesta fase inicial as pessoas poderão aceder à plataforma inscrevendo-se na lista de espera no site da plataforma.

Banco da Colômbia explora blockchain há anos

O presidente do Grupo Bancolombia, Juan Carlos Mora, disse à reportagem da Forbes que o grupo trabalhou por cerca de uma década para adentrar ao mundo das criptomoedas explorando a tecnologia blockchain:

“Temos orgulho de entregar ao país esta nova empresa com a qual nos comprometemos a promover a tecnologia rumo a um futuro mais dinâmico e ao alcance de todas as pessoas. Sabemos que com Wenia estamos a reforçar a inclusão financeira, ao mesmo tempo que contribuímos para o desenvolvimento contínuo da economia digital do país”.

Pablo Arboleda, CEO da Wenia, afirma que a plataforma foi desenvolvida com elevados padrões de segurança e as melhores práticas do setor. “Hoje começamos a materializar esse caminho em que queremos proporcionar aos nossos clientes uma experiência confiável e uma nova forma de utilizar seu dinheiro”.

Publicidade

Outra novidade é que junto com a plataforma chega também a stablecoin COPW, própria da Wenia, baseada em 1:1 ao peso colombiano. Esse ativo vai estrear na Wenia juntamente com Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH), USD coin (USDC) e Polygon (MATIC).

“A porta de entrada para Wenia é o COPW, e com isso os clientes poderão fazer a conversão para qualquer um deles”, finalizou Mora.