O mercado de tokens não fungíveis (ou NFTs, na sigla em inglês) Magic Eden rapidamente chegou à liderança no Solana, tornando-se a principal participante do setor, assim como o mercado OpenSea no Ethereum.
Agora, o projeto visa se expandir e evoluir, anunciando planos de criar uma organização autônoma descentralizada (ou DAO) e distribuir gratuitamente (ou “airdrop”) NFTs de acesso exclusivo a usuários já existentes.
Magic Eden irá lançar MagicDAO, uma DAO criada para continuar o desenvolvimento da plataforma, fornecer benefícios a apoiadores (incluindo ingressos para eventos exclusivos) e expandir o ecossistema do projeto ao longo do tempo.
Recentemente, DAOs se tornaram uma forma popular de organizar comunidades on-line, geralmente governadas por suas próprias criptomoedas ou tokens, e trabalham em prol de um objetivo em comum.
A partir desta terça-feira (22), Magic Eden irá distribuir 50 mil NFTs Magic Ticket para usuários da plataforma. Cada tíquete funcionará como um passe para membros da comunidade da DAO, incluindo acesso a um canal restrito no servidor do Discord do Magic Eden.
O Magic Eden irá distribuir os 50 mil NFTs a três grupos distintos: usuários que transacionaram pela primeira vez entre 17 de setembro e 17 de outubro de 2021, durante o primeiro mês de existência da plataforma; aqueles que usaram a plataforma pela primeira vez entre 18 de outubro e 17 de dezembro; e aqueles que usaram o site pela primeira vez a partir de 18 de dezembro ou em seguida.
Usuários qualificados para a distribuição vão receber um colecionável NFT exclusivo com base no grupo em que se enquadram. Magic Eden afirmou que irá priorizar os NFTs para usuários ainda ativos que transacionaram no mercado durante o último mês.
Além disso, Magic Eden irá exigir que usuários forneçam um endereço de e-mail e uma conta no Discord ao seu perfil no mercado, associado a uma carteira Solana.
Segundo o anúncio, isso irá “garantir que o Magic Ticket irá para pessoas verdadeiras que gostam de transacionar no Magic Eden”.
Neste momento, os NFTs Magic Ticket não vão atuar como um token de governança para todos os usuários.
Membros da equipe e líderes da comunidade Magic Eden vão lidar com a governança do projeto, apesar de que o processo pode mudar ao longo do tempo. Outros Magic Tickets também podem ser lançados no futuro.
Inicialmente, MagicDAO permitirá que membros votem em quais projetos vão aparecer na página inicial do mercado, participar em um desafio de hackers para criar ferramentas para o mercado e ter vantagens exclusivas para o evento NFT LA, em Los Angeles, no fim de março.
Membros da comunidade também podem fornecer orientações sobre como os fundos da DAO devem ser gastos e investidos.
Um NFT serve como um recibo em blockchain de um item digital exclusivo e pode representar coisas, como colecionáveis em imagem e vídeo.
NFTs também podem ter utilidade, atuando, por exemplo, como passes de acesso a eventos que acontecerem tanto em âmbito digital como em âmbito real.
O setor NFT no Solana ganhou força em 2021 e o Magic Eden rapidamente foi para o topo dos mercados logo após seu lançamento.
Segundo dados do DappRadar, o mercado processou cerca de US$ 475 milhões em volume negociado nos últimos 30 dias, com cerca de 230 mil usuários durante esse período.
Solanart, a segunda maior plataforma no Solana, transacionou US$ 29 milhões e possui cerca de 65 mil usuários.
Apoiadores do Magic Eden incluem Coinbase Ventures, Solana Ventures e Alameda Ventures. O mercado também deu a entender que haverá um futuro financiamento “series A” (quantia concedida a uma empresa que já demonstra seu potencial de crescimento e geração de receita).
No último sábado, Magic Eden anunciou o relançamento de seu serviço Launchpad, que permite que o mercado trabalhe diretamente com criadores para promover e lançar NFTs.
O modelo revisado exige que criadores “forneçam informações [“dox”] de forma privada” ou se identifiquem à equipe do Magic Eden em uma tentativa de evitar situações futuras em que criadores fraudam compradores de NFTs (as famosas “puxadas de tapete” ou, em inglês, “rug pulls”).
Recentemente, os projetos Baloonsville e King of Chess foram considerados como golpes na plataforma, fazendo Magic Eden reembolsar compradores e repensar sua abordagem.
*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.