Lojas do Carrefour em Dubai terão seus produtos rastreados por blockchain

Cliente pode digitalizar QR Code e ver de onde veio o produto
Imagem da matéria: Lojas do Carrefour em Dubai terão seus produtos rastreados por blockchain

(Foto: Shutterstock)

Lojas da gigante varejista Carrefour em Dubai, nos Emirados Árabes, vão passar a rastrear produtos através da tecnologia blockchain. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (22) pela Majid Al Futtaim, principal franqueado da rede na região.

O rastreamento vai ficar por conta da solução IBM Cloud, da IBM Food Trust, que fechou parceria com Majid. “O Carrefour será o primeiro varejista da região a oferecer novas percepções com a transparência para seus clientes sobre a procedência de seus alimentos”, disse a empresa.

Publicidade

Para Hani Weiss, CEO da Majid, a confiança na transparência no fornecimento de alimentos está se tornando cada vez mais importante em todo o mundo, uma tendência acelerada pelas mudanças nas demandas dos consumidores e as subsequentes preocupações de saúde e bem-estar decorrentes da pandemia COVID-19″.

“É imprescindível que invistamos para garantir a qualidade em toda a cadeia de valor e, ao mesmo tempo, trabalhemos para construir uma sólida confiança e fidelidade do cliente”, concluiu.

De acordo com a nota, a iniciativa vai começar com duas categorias de produtos, que são de marca própria da instituição: frango Carrefour e microgreens.

Com a solução blockchain, os consumidores podem receber informações confiáveis ​​e imutáveis da cadeia de suprimentos e de como é produzido o produto apenas digitalizando o código QR na embalagem com um smartphone conectado à internet.

Publicidade

Os dados incluem a data e local de produção, como é feito o controle de qualidade, validade do produto e até mesmo a localização das fazendas ou qualquer lugar onde parte ou todo o processo tenha sido conduzido.

O que é o Blockchain?