Simulação de holografias saindo de um livro físico com tema criptomoedas blockchain metaverso
Foto: Shutterstock

A Revista dos Tribunais, selo editorial jurídico da Thomson Reuters, lança nesta quarta-feira (16) o livro “Criptoativos, tokenização, blockchain e metaverso: aspectos filosóficos, tecnológicos, jurídicos e econômicos”, juntamente com uma coleção de NFTs da publicação. A obra coletiva conta com textos escritos por 94 especialistas brasileiros do setor.

O evento de lançamento, que acontece às 19h na Livraria da Vila no Shopping Higienópolis, em São Paulo, conta com a participação dos coordenadores do livro e alguns dos autores. Os nomes que foram confirmados pela organização são de Daniel de Paiva Gomes e Eduardo de Paiva Gomes, ambos Doutorandos (PUC) e Mestres em Direito Tributário (FGV); e Paulo Cesar Conrado, Doutor e Mestre em Direito Tributário pela PUC-SP.

Publicidade

Conforme descreve a editora, o que incentivou a publicação do livro foi o crescimento das tecnologias disruptivas no Brasil que atingem diversos aspectos do convívio social e do relacionamento entre trabalhadores e empresas. Portanto, a obra foi produzida “para tratar sobre o impacto que essas tecnologias causam na sociedade”.

“Esse livro encarna a máxima de que a perspectiva jurídica não é excludente, ao contrário, é inclusiva, dialética e aberta, abrangendo filosofia, tecnologia, economia e contabilidade, tal como a obra se propõe a fazer”, disse Conrado, uns dos autores.

Ele ressaltou também que cabe aos especialistas da área de direito abordar a máxima em sua intimidade, “não para guardar na gaveta das narrativas herméticas, mas para cooperar com o processo de construção saudável das interações sociais”.

Para a diretora de conteúdo da Thomson Reuters, Juliana Ono, o livro representa um esforço de difundir conhecimento e tornar o Brasil um expoente nas temáticas relativas a criptoativos, tokens, blockchain e metaverso.

Publicidade

Sobre a obra e autores

O livro conta com 89 artigos que abordam as tecnologias disruptivas a partir de quatro diferentes aspectos:

  • Filosófico, levando em conta a evolução da tecnologia e conceitos como ontologia e semiótica;
  • Tecnológico, abordando o funcionamento de criptoativos, algoritmos de consenso, contratos inteligentes e finanças descentralizadas;
  • Jurídico, com um panorama sobre a natureza jurídica dos criptoativos e tokens e o marco legal do câmbio, jogos e moedas virtuais;
  • Econômico, abordando a tributação de criptomoedas, compliance fiscal, nota fiscal eletrônica e evasão de divisas.”

Serviço

  • Evento: Lançamento do livro ‘Criptoativos, tokenização, blockchain e metaverso: aspectos filosóficos, tecnológicos, jurídicos e econômicos’
  • Data: 16 de novembro
  • Local: Livraria da Vila Shopping Higienópolis — Av. Higienópolis, 618, Higienópolis, São Paulo – SP
  • Horário: 19h

Crypto House of Commons

Daniel e Eduardo de Paiva Gomes também serão curadores e anfitriões do Crypto House of Commons, evento gratuito voltado para o mercado de criptomoedas e Web3, que acontece nos dias 18 e 19 de novembro, em São Paulo.

Entre os temas debatidos estão as principais tendências do mercado, regulamentações e as novas formas de investimentos descentralizados, informou a organização.

O evento vai correr de forma híbrida, ou seja, pela internet e também na Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, que fica na Av. Paulista, 283 – Bela Vista, São Paulo – SP. Clique aqui para mais detalhes.

VOCÊ PODE GOSTAR
Controles de videogames e uma moeda dourada de Bitcoin (BTC)

11 jogos que dão Bitcoin de graça enquanto você se diverte

Quer acumular satoshis sem gastar um centavo? Estes jogos gratuitos recompensam você com Bitcoin de verdade por jogar
Imagem da matéria: A tokenização depende de uma mudança cultural para decolar de fato | Opinião

A tokenização depende de uma mudança cultural para decolar de fato | Opinião

O que está travando o avanço da tokenização? A resposta está menos nas máquinas e mais nas pessoas
Empresário dono da Fiji Solutions, Bueno Aires, falando ao microfone

Justiça reduz em 15 anos pena de criador da pirâmide financeira Fiji Solutions

A empresa captava recursos sem autorização da CVM enquanto prometia pagamentos expressivos por meio de operações com criptomoedas
Martelo e bitcoin em uma mesa de madeira

Justiça dos EUA acusa líderes da OmegaPro de golpe cripto de R$ 3,5 bilhões

Vários astros do futebol promoveram o golpe disfarçado de plataforma de investimentos cripto e forex