Imagem da matéria: Líder da comunidade Cardano no Brasil defende projeto: "É descentralizado e produz frutos"
Maria Carmos defende descentralização da Cardano (Foto: Fernando Martines/Portal do Bitcoin)

“A ADA é descentralizada. Se fecharem todas as exchanges do mundo a gente continua. São mais de três mil pools”. A frase é de Maria Carmo, uma das pessoas à frente da Cardanista, stake pool da Cardano e também um centro da comunidade da criptomoeda no Brasil. 

Carmo participou neste domingo (11) do Bitsampa, evento que ocorre durante o final de semana em Sã Paulo. 

Publicidade

Perguntada pelo público se a figura de Charles Hoskinson, criador da Cardano e dono da empresa IOHK, que desenvolve o código da blockchain, Carmo afirma que o fundador não tem poder de influência pelo modo que a estrutura é desenvolvida.

“O Charles não tem um controle sobre a maior parte dos tokens. Isso acontece em outras comunidades: criam os tokens , a comunidade adere, quando o token sobe, eles despejam tudo. Na Cardano isso não acontece. Não tem ninguém que tem a maioria dos tokens, eles são extremamente distribuídos, Essa é uma prova da descentralização. Não ter baleias com esse poder todo. O Charles não tem esse poder”, afirma.

Segundo ela, a IOHK é a empresa que desenvolve o código, “mas qualquer coisa que for ser mudada eles consultam a comunidade de desenvolvedores”.

A líder da Cardanista apresentou um mapa como dezenas de projetos DeFi que estão sendo feitos na Cardano. O objetivo é rebater as pessoas que dizem que a blockchain não traz nada de novo. 

“Faz três anos que eu combato a fake news de que Cardano não tem nada. Todo dia ouço as pessoas falando que Cardano não tem nada, que Cardano é um fantasma. E eu mostrei esse para mostrar que o fantasma está crescendo e produzindo outros”.

VOCÊ PODE GOSTAR
Sigla ETF ao lado de moeda dourada de Ethereum

Manhã Cripto: Ethereum cai 1,2% após estreia sólida de ETFs, que captaram R$ 600 milhões

Apesar dos saques substanciais no ETF de Ethereum da Grayscale, as captações da BlackRock e Bitwise resultaram em fluxos positivos para o 1º dia
Imagem da matéria: Memecoins de Trump aumentam com saída de Biden da corrida presidencial dos EUA em 2024

Memecoins de Trump aumentam com saída de Biden da corrida presidencial dos EUA em 2024

Memecoins baseadas em Solana e Ethereum e inspiradas por Donald Trump explodem no domingo (21) após o anúncio da saída de Biden
Imagem da matéria: Celebridades lançaram 30 memecoins em junho e quase todas já caíram mais de 90%

Celebridades lançaram 30 memecoins em junho e quase todas já caíram mais de 90%

Memecoin com desempenho menos pior é a de Andrew Tate, que caiu 73,2% desde o lançamento
Imagem da matéria: “O próximo passo é fazer com que tudo seja tokenizado”, diz presidente do Banco Central

“O próximo passo é fazer com que tudo seja tokenizado”, diz presidente do Banco Central

Campos Neto ressaltou que as Digital Ledgers são boas para transparência e velocidade, mas têm um problema de privacidade