Os NFTs e as memecoins são ativos, moedas ou algo completamente diferente? De acordo com o czar de IA e criptomoedas da Casa Branca, David Sacks, elas pertencem à sua própria categoria: “Colecionáveis”.
“Bem, quando se trata de ativos digitais, podem ser várias coisas”, disse Sacks em uma entrevista à Fox Business na quinta-feira (23).
“Quero dizer, você tem ativos digitais que são valores mobiliários, você tem ativos digitais que são commodities, você tem ativos digitais que são colecionáveis como NFTs ou memecoins. Portanto, estamos falando de uma vasta área de inovação.”
A distinção como colecionável poderia alterar a forma como os NFTs e as memecoins são percebidos, potencialmente conferindo-lhes legitimidade como ativos com valor cultural e comemorativo em vez de riscos especulativos.
Sacks também opinou sobre a memecoin oficial de Trump (TRUMP), baseada em Solana, um token oficialmente vinculado ao presidente Donald Trump. “Acho que a moeda de Trump é um objeto de coleção”, disse ele, afirmando que ela se enquadra na mesma categoria dos NFTs ou memecoins.
“É como um cartão de beisebol ou um selo”, disse o czar das criptomoedas. “As pessoas compram porque querem comemorar algo.”
Embora reconheça o propósito do token como um item colecionável, Sacks esclareceu que essa era sua opinião pessoal, não uma posição regulatória.
Durante a entrevista, Sacks delineou sua visão para o Grupo de Trabalho Presidencial sobre Mercados de Ativos Digitais, que ele preside como parte da ordem executiva abrangente do presidente Donald Trump para estabelecer os EUA como um líder global em criptomoedas.
Um dos principais focos do grupo é definir a estrutura de mercado para ativos digitais. Ao estabelecer categorias claras — como valores mobiliários, commodities e colecionáveis — o governo busca trazer segurança regulatória para um setor que há muito tempo opera em uma área cinzenta.
“O governo Biden não diria a elas [empresas cripto] quais eram as regras do caminho, e elas seriam processadas”, disse Sacks na quinta-feira. “E o que o setor quer, mais do que qualquer outra coisa, é clareza regulatória.”
Stablecoins e os esforços de acumulação dos EUA
O grupo também se concentrará em stablecoins, que Sacks chamou de “uma área realmente interessante” com potencial para ampliar o domínio do dólar americano em nível global.
“Basicamente, podemos criar um dólar digital que será usado por pessoas de todo o mundo”, disse Sacks.
O Grupo de Trabalho Presidencial também explorará o conceito de um estoque nacional de ativos digitais, uma ideia proposta por Trump durante sua campanha como parte de uma estratégia para estabelecer uma reserva nacional de Bitcoin.
Embora a ideia ainda esteja em seus estágios iniciais, Sacks explicou: “Sim, vamos avaliar isso. Ainda não decidimos fazer isso, mas precisamos estudar o assunto.”
A questão de saber se os NFTs devem ser classificados como valores mobiliários ganhou força nos últimos meses, especialmente após a investigação da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) sobre o marketplace de NFTs OpenSea.
Em agosto passado, o CEO do OpenSea, Devin Finzer, revelou que a plataforma havia recebido um aviso de Wells, um precursor de uma possível ação legal da SEC, sobre alegações de que certos NFTs vendidos no marketplace poderiam se qualificar como valores mobiliários não registrados.
A nomeação de Sacks como Czar de AI e das criptomoedas da Casa Branca marcou uma mudança significativa na política do setor cripto dentro dos EUA.
Olhando para o futuro, Sacks expressou confiança na capacidade dos EUA de recuperar sua liderança no espaço global dos criptoativos.
“Vamos nos recuperar muito rapidamente”, disse ele. “A inovação estava começando a ser transferida para o exterior… mas agora acho que isso vai mudar muito rapidamente.”
*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.
- Você tem dúvidas de como montar uma carteira estratégica? O MB quer ajudar você com um portfólio pronto, com as principais criptomoedas relacionadas à inteligência artificial. Clique aqui para responder uma pesquisa e ajudar o MB nesta construção.