Imagem da matéria: Legislação da Costa Rica Aceita Criptomoedas como Parte de Salário, diz Advogado
Teatro Nacional, em San José, capital da Costa Rica (Foto: Richie Diesterheft/Wikivoyage)

A legislação trabalhista da Costa Rica permite que parte do salário seja paga em criptomoedas. Apesar do Banco Central do país ter publicado em outubro de 2017 um diretivo dizendo que as moedas digitais estariam “fora do Sistema Bancário Nacional”, a legislação local não proíbe a possibilidade do pagamento com criptoativos.

A afirmação vem do advogado Rolando Perlaza, do Nassar Abogados, um dos principais escritórios de advocacia da América Central. Em entrevista ao The Costa Rican News, o jurista esclareceu sobre as possibilidades legais para os criptoativos no país.

Publicidade

Esse tipo de pagamento não iria repor o dinheiro tradicional ou líquido. Em vez disso, se tornaria um incentivo aos trabalhadores, que poderiam decidir se eles aceitam essas moedas como pagamento por seus serviços.

A lei determina, porém, que ao menos o salário mínimo seja pago na moeda fiduciária emitida pelo Banco Central da Costa Rica. O resto do salário pode ser pago com outros bens, conforme acordado entre patrão e empregados, o que é uma prática recorrente no país. Segundo o advogado, não há impedimentos para pagamento em criptomoedas.

O advogado também lembra que criptomoedas não possuem respaldo jurídico no país. As transações ocorrem sob responsabilidade apenas das partes envolvidas. Embora criptoativos ainda não sejam populares como categoria de investimento e comércio no país, o setor vem crescendo nos últimos anos.

Caixas eletrônicos que fazem câmbio de criptomoedas já podem ser vistos em algumas regiões, e a quantidade de companhias que aceitam criptomoedas vem aumentando, segundo a reportagem. Daniel Yépez, um empreendedor conhecido na região, considera que a tecnologia tem grande potencial no país:

Criptomoedas estão aqui para ficar e estamos adotando as mudanças. […] A Costa Rica oferece condições geográficas muito favoráveis para mineração em nuvem. Nosso país tem potencial de ter energia 100% renovável. Um lado negativo da mineração de Bitcoin é que consome energia intensivamente, com custos de eletricidade sendo um grande problema para a lucratividade.

Leia também: Relatório UE: Bancos Estão Preocupados com Concorrência; Bitcoin e Fintechs São Alvos


Compre Bitcoin no Celular

A BitcoinTrade é a melhor plataforma para operar criptomoedas do Brasil.
Compre Bitcoin, Ethereum e Litecoin com segurança e liquidez, diretamente pelo app.
Baixe agora e aproveite, acesse: www.bitcointrade.com.br

Talvez você queira ler
Tela de computador que mostra moeda de bitcoin em meio a traços matrix

Investidor que pagou a taxa de Bitcoin mais cara da história revela ter sido vítima de hacker

“Hackers pagaram taxa de 83,5 BTC com meu dinheiro”, denuncia investidor
Moedas de bitcoin sob mesa escura com sigal ETF

Aprovação de ETF de Bitcoin nos EUA é uma “questão de quando, não se”, diz Grayscale

Embora reconheça que os prazos sejam incertos, a Grayscale garante que a aprovação de um ETF de Bitcoin à vista nos EUA é inevitável
Ilustração mostra mãos segurando moeda de bitcoin entre o polegar e o indicador

Bitcoin Core lança nova versão com atualização dos nós para resistência à censura

Nova versão do Bitcoin Core prevê uma alteração na forma como são criptografados os nós da blockchain para torná-la mais resistente à censura
pilhas de moedas de bitcoin BTC

Mineradores de Bitcoin vão devolver R$ 15 milhões ao investidor que pagou taxa mais cara da história

O pool de mineração AntPool concordou em devolver os R$ 15 milhões que entraram para a história como a taxa mais cara já paga por uma transação de Bitcoin