Discos com o rosto de David Bowie
Shutterstock

Os controladores do espólio do popstar David Bowie estão lançando uma série de NFTs (Tokens Não Fungíveis, na sigla em português) no OpenSea na próxima semana, mas muitos fãs de Bowie não parecem impressionados – para dizer o mínimo.

Nove artistas visuais diferentes criaram NFTs inspirados no cantor como parte do lançamento da coleção “Bowie on the Blockchain”, com 100% dos lucros a serem doados para a CARE, uma organização sem fins lucrativos focada no combate à fome e à pobreza global.

Publicidade

Antes de sua morte em 2016, Bowie era casado com a supermodelo Iman, que é uma defensora global da CARE.

“Em 13 de setembro, a influência eterna de David Bowie impactará mais uma nova fronteira, já que nove dos principais artistas de criptomoedas do mundo se reúnem para celebrar seu legado e lançar #BowieOnTheBlockchain”, escreveu o mercado NFT OpenSea no Twitter na terça-feira passada.

“Esta coleção incrível reúne alguns dos artistas mais inovadores da NFT com peças de Bowie para reunir uma nova geração de fãs na Web3”, disse o vice-presidente de desenvolvimento de negócios da OpenSea, Ryan Foutty, em comunicado.

NFTs são tokens blockchain exclusivos que significam propriedade sobre um ativo – normalmente, esse ativo é arte digital. Mas vários lançamentos de NFT da cultura pop, como os NFTs de ‘Stranger Things’ da Netflix no início deste verão, causaram um rebuliço entre os fãs que não gostam da tecnologia.

Publicidade

No caso dos Bowie NFTs, muitos usuários nas mídias sociais não ficam felizes em ver a lembrança da estrela lendária associada aos tokens na blockchain. Enquanto alguns expressaram apoio à tecnologia NFT, outros disseram ao espólio de Bowie: “Não faça isso”.

“Que tal não fazermos isso com essa bobagem de NFT”, escreveu um crítico.

Talvez ironicamente, o filho de Bowie, o cineasta Duncan Jones, também seja um crítico dos NFTs, chamando-os de “moda”.

Jones já zombou da ideia de compartilhar o NFT de alguém, brincando que, porque ele conseguiu salvar e repostar a imagem de “The First 5000 Days”, de Beeple, ela se tornou “perdida”. Jones também chamou anteriormente o leilão da Christie’s – onde o NFT foi vendido por impressionantes US$ 69,3 milhões – de “suspeito”.

“Você acha que o cara que comprou perdeu?” Jones perguntou sobre o NFT que ele salvou com o botão direito do mouse. “Eu me sinto meio culpado e provavelmente deveria devolvê-lo a eles.”

Céticos à parte, artistas como Fewocious, de 19 anos, estão entusiasmados por trabalhar na arte NFT inspirada em Bowie para caridade.

Publicidade

“Mal posso esperar para mostrar o resto da peça quando ela for revelada nesta quinta-feira”, disse Fewocious sobre sua escultura de Bowie.

*Traduzido com autorização do Decrypt.co.

Quer investir em ativos digitais, mas não sabe por onde começar? O Mercado Bitcoin oferece a melhor e mais segura experiência de negociação para quem está dando os primeiros passos na economia digital. Conheça o MB!

VOCÊ PODE GOSTAR
Ilustração de mão segurando smartphone com logotipo da Toncoin

Toncoin (TON) bate recorde de preço e supera Cardano como 10ª cripto mais valiosa

O Toncoin (TON) da Open Network disparou nas últimas semanas e expulsou a Cardano do top 10 das criptomoedas
Imagem da matéria: O futuro do dinheiro, um storytelling a ser acompanhado | Opinião

O futuro do dinheiro, um storytelling a ser acompanhado | Opinião

Cadu Moura comenta um debate importante sobre o futuro do dinheiro feito durante o Web Summit Rio
scanner plano digitaliza a palma de uma mão

TON oferece R$ 25 milhões para escanear mãos dos investidores

HumanCode se junta à The Open Network para oferecer um milhão de Toncoin como incentivo em programa de digitalização de palma da mão baseado em IA
Imagem da matéria: Como a Binance entrou em pé de guerra com o governo da Nigéria

Como a Binance entrou em pé de guerra com o governo da Nigéria

Nigéria acusa a Binance de facilitar corrupção e outros crimes e já até prendeu executivos da exchange no país