Imagem da matéria: Justiça Permite que Santander Feche Conta da Mercado Bitcoin
Foto: Reprodução

A 16ª Vara Cível do Tribunal de Justiça de São Paulo vai permitir que o banco espanhol Santander feche a conta corrente da corretora brasileira Mercado Bitcoin. Exchange vinha tentando desde dezembro de 2017, por meio de uma ação, manter a conta aberta.

Na decisão, que cabe recurso, o juiz do caso, Leandro de Paula Martins Constant, deu ganho de causa para o banco por entender que o fechamento da conta não inviabilizaria a empresa brasileira:

Publicidade

“Não se verifica que o encerramento unilateral da conta, preceito de prazo suficiente para abertura de conta corrente em outra instituição, inviabilize a atividade da autora, que não demonstrou durante o curso da ação, ter negado ou tomado providências burocráticas demoradas para alteração de conta bancária que superassem o prazo previsto na notificação, de modo que não se verifica abuso na prática adotada pelo réu”.

A Mercado Bitcoin havia ganhado anteriormente, em dezembro, o direito de manter a sua conta corrente junto ao Santander pelo prazo de noventa dias, por meio de uma decisão liminar concedida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. O prazo, entretanto, expirou.

Na ocasião, o banco havia dado 30 dias de aviso prévio para o fechamento da conta.

Os que as empresas dizem

A Mercado Bitcoin disse, em nota, que lamenta a decisão da justiça e informa que está tomando todas as providências necessárias. A empresa reforçou que mantém “parcerias com outras instituições financeiras para garantir que as transferências bancárias para compra de criptomoedas ocorram, sem afetar nossos clientes”. Já o Santander informou que “não comenta caso sub judice

Casos similares

Não é a primeira vez que algo assim acontece com a corretora. Segundo a Folha de São Paulo, em 2015 o Itaú agiu de maneira semelhante ao Santander. Na ocasião, o caso chegou ao Superior Tribunal de Justiça, com vitória para o banco.

VOCÊ PODE GOSTAR
Ronaldinho Gaúcho em vídeo promovendo Olymp Trade

CVM aplica multa de R$ 680 mil em corretora promovida por Ronaldinho Gaúcho

Promovida pelo ex-craque da Seleção, Ronaldinho Gaúcho, a Olymp Trade prometia retornos de até 92%
piramide financeira criptomoedas

MP denuncia quatro envolvidos na pirâmide financeira do “Príncipe do Bitcoin” 

Por meio da A.C. Consultoria, os golpistas causaram prejuízo de R$ 234.600 a vários investidores de Campos dos Goytacazes
Imagem da matéria: "Jogo do Tigrinho" deve ser liberado pelo governo do Brasil; veja regras

“Jogo do Tigrinho” deve ser liberado pelo governo do Brasil; veja regras

A liberação do “Jogo do Tigrinho” deve ser feita por meio de portaria que será emitida pelo Ministério da Fazenda
Com troféu na mão, Jonas Spritzer Amar Jaimovick posa para foto

Criador da pirâmide JJ Invest reaparece pedindo mais dinheiro a suas vítimas

Entre as vítimas da JJ Invest estão o jogador Zico e o ator Sérgio Mallandro