Imagem da matéria: Justiça dos EUA manda Tether revelar dados sobre lastro da stablecoin USDT
(Foto: Shutterstock)

Uma juíza de Nova York ordenou nesta quarta-feira (21) que a Tether, emissora da stablecoin USDT, produza documentos financeiros que comprovem que a criptomoeda possui lastro em dólares, como parte de uma ação judicial que alega que a empresa manipulou o mercado cripto. 

A Tether, que é propriedade da mesma empresa que a corretora Bitfinex, foi condenada a publicar os “registros principais, balanços, demonstrações de resultados, fluxo de caixa e de lucros e perdas”, além de informações sobre os horários das negociações. O pedido também exige que a Tether compartilhe detalhes sobre suas contas nas exchanges Bitfinex, Poloniex e Bittrex.

Publicidade

Os advogados que representam a Tether tentaram bloquear a ordem da juíza Katherine Polk Failla, chamando-a de “desnecessariamente opressiva”, mas a juíza concluiu que os “documentos exigidos pelos demandantes são, sem dúvida, importantes” para avaliar o lastro da USDT com dólares americanos. 

A Tether alega que a composição de suas reservas é um dado comercialmente sensível e  revelar a origem dela prejudicaria as suas atividades comerciais.

Processo contra a Tether

O processo foi iniciado no ano passado por vários operadores cripto, os quais alegam que a empresa tentou sustentar o preço do Bitcoin comprando grandes quantidades do ativo com tokens USDT sem lastro, entre outras acusações. 

Isso veio depois da publicação de um relatório, em junho de 2018, de pesquisadores da Universidade do Texas, que mostrou que um grande player da Bitfinex usou tokens da Tether para “comprar Bitcoins quando os preços estivessem em queda”, resultando em uma recuperação do preço do BTC.

Publicidade

Entretanto, de acordo com um estudo feito pela Universidade de Queensland, o impacto dessas emissões potencialmente oportunas não foi “estatisticamente significativo.”

De olho na Tether

A solidez financeira da Tether já passou por um escrutínio no passado recente, quando o Procurador-Geral de Nova York fechou a Bitfinex por lá e ordenou que ela pagasse US$ 18,5 milhões. Isso aconteceu devido a investigações estaduais em 2021 as quais concluíram que a Tether não detinha dólares americanos suficientes para lastrear o número de tokens USDT em circulação.

Uma investigação adicional da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities constatou que a Tether detinha reservas em dólares suficientes durante apenas um quarto do período entre 2016 e 2018.

A Tether publicou recentemente o seu mais recente relatório de auditoria, conduzido pela empresa BDO Italia, em uma tentativa de tranquilizar os detentores dos tokens de que há sim uma liquidez confiável.

Publicidade

A Tether é a terceira maior criptomoeda por capitalização de mercado, atrás de Bitcoin e Ethereum, com um valor de mercado de US$ 68 bilhões, de acordo com a CoinMarketCap.

*Traduzido com autorização do Decrypt.co.

Procurando uma corretora segura que não congele seus saques? No Mercado Bitcoin, você tem segurança e controle sobre seus ativos. Faça como nossos 3,8 milhões de clientes e abra já sua conta!

VOCÊ PODE GOSTAR
Ilustração de mão segurando smartphone com logotipo da Toncoin

Telegram vai permitir compra de anúncios com Toncoin (TON)

Os proprietários de canais com mais de 1.000 assinantes também receberão 50% da receita gerada pelos anúncios exibidos
Imagem da matéria: Se o halving é bullish para o Bitcoin, por que o preço costuma cair logo em seguida?

Se o halving é bullish para o Bitcoin, por que o preço costuma cair logo em seguida?

Se o halving é tão importante para as altas do Bitcoin, por que os dados históricos mostram que o BTC cai um ano após cada halving? Entenda.
Paolo Ong, da SEC Filipinas

Termina prazo para saída da Binance das Filipinas e reguladores avisam: “Não há como sacar fundos após bloqueio”

“Não podemos endossar nenhum método de como retirar seu dinheiro agora que a ordem de bloqueio foi emitida”, disse o regulador filipino
Imagem da matéria: Dogwifhat cai 15% e lidera perdas de memecoins em meio à lentidão da Solana

Dogwifhat cai 15% e lidera perdas de memecoins em meio à lentidão da Solana

As memecoins da Solana caíram da noite para o dia, enquanto os devs correm para consertar os problemas de congestionamento da rede