Após semanas de especulação, o Departamento de Justiça dos EUA (DoJ) e Comissão de Valores Mobiliários (SEC) apresentaram nesta terça-feira (13) oficialmente acusações criminais contra Sam Bankman-Fried, o ex-CEO e fundador da FTX. Bankman-Fried foi preso ontem nas Bahamas, por conta de acusações de Oficiais de Justiça dos EUA.
Além das acusações do DoJ, a SEC acusa Bankman-Fried por violações das disposições antifraude das leis de 1933 e 1934. O órgão alegou que Bankman-Fried “orquestrou uma fraude de anos”, misturando fundos com a Alameda Research, provendo riscos ao dinheiro dos cllientes com “doações políticas e compra de imóveis luxuosos”.
O Procurador-Geral dos Estados Unidos, Damian Williams, publicou no Twitter que a acusação seria aberta na manhã de terça-feira. Citando uma pessoa com conhecimento do assunto, o New York Times relata que os promotores do distrito sul de Nova York acusaram Bankman-Fried de fraude eletrônica, conspiração de fraude eletrônica, fraude de Valores Mobiliários, conspiração de fraude de Valores Mobiliários e lavagem de dinheiro.
USA Damian Williams: Earlier this evening, Bahamian authorities arrested Samuel Bankman-Fried at the request of the U.S. Government, based on a sealed indictment filed by the SDNY. We expect to move to unseal the indictment in the morning and will have more to say at that time.
— US Attorney SDNY (@SDNYnews) December 12, 2022
Bankman-Fried foi o único membro do círculo interno da FTX — que incluía Caroline Ellison, ex-CEO da Alameda Research e ex-namorada de SBF, e o cofundador da FTX Gary Wang — citado na acusação.
Nós confiamos em nossos parceiros das forças de segurança para garantir a prisão de Sam Bankman-Fried por acusações criminais federais”, disse Gurbir Grewal, Oficial da SEC. “A Comissão de Valores Mobiliários dos EUA autorizou separadamente as acusações relativas às violações do Sr. Bankman-Fried às nossas Leis de Valores Mobiliários, que serão apresentadas publicamente amanhã no distrito sul de Nova York.”
Gurbir Grewal: We commend our law enforcement partners for securing the arrest of Sam Bankman-Fried on federal criminal charges. The SEC has authorized separate charges relating to his violations of securities laws, to be filed publicly tomorrow in SDNY. https://t.co/ON0LgY4mf4
— U.S. Securities and Exchange Commission (@SECGov) December 13, 2022
Bankman-Fried estava sendo “acompanhado” nas Bahamas desde o colapso da FTX em novembro. Uma batalha legal entre os governos das Bahamas e dos Estados Unidos sobre quem tinha jurisdição no caso estava acontecendo no tribunal. As acusações de hoje podem ter finalmente resolvido o debate.
A expectativa era que o ex-CEO testemunhasse perante o Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos Deputados dos EUA hoje, mas rejeitou um pedido para testemunhar perante o Comitê Bancário do Senado dos EUA na quarta-feira. É provável que ambas as audições decorram sem ele.
“Estou surpreso ao saber que Sam Bankman-Fried foi preso nas Bahamas sob a direção do Procurador-Geral dos Estados Unidos para o distrito sul de Nova York”, disse a deputada Maxine Waters em uma declaração. “O público tem esperado ansiosamente para obter essas respostas sob juramento perante o Congresso, e esta prisão nega ao público esta oportunidade.”
“Embora eu esteja desapontado por não podermos ouvir o Sr. Bankman-Fried amanhã, continuamos empenhados em descobrir tudo o que aconteceu, e o Comitê aguarda com expectativa o início da nossa investigação, ouvindo o Sr. John Ray III amanhã”, concluiu.
1) I still do not have access to much of my data — professional or personal. So there is a limit to what I will be able to say, and I won’t be as helpful as I’d like.
— SBF (@SBF_FTX) December 9, 2022
But as the committee still thinks it would be useful, I am willing to testify on the 13th. https://t.co/KR34BsNaG1
Apesar do Conselho de seus advogados, Bankman-Fried esteve em uma extensa turnê de desculpas pela mídia, incluindo uma entrevista com o New York Times, com o colunista Andrew Ross Sorkin na DealBook Annual Summit e em várias sessões do Twitter Spaces.
Várias agências abriram investigações sobre a FTX e seu ex-CEO, incluindo o Departamento de Justiça, a SEC, CFTC, e uma série de agências reguladoras Federais.
Se condenado apenas por fraude eletrônica, Bankman-Fried pode pegar até 20 anos de prisão federal.
Separadamente, membros do Congresso chamaram o presidente da SEC, Gary Gensler, para testemunhar sobre o tratamento e o fracasso da SEC com o caso do colapso histórico da FTX.
*Traduzido por Gustavo Martins e editado pelo Portal do Bitcoin com autorização do Decrypt.
Participe da comunidade de criptomoedas que mais cresce no Brasil. Clique aqui e venha conversar no Discord com os principais especialistas do país.