Jogos de “tap-to-earn” no Telegram explodem e depois implodem

Notcoin criou o modelo e Hamster Kombat trouxe o hype, mas o futuro dos jogos de “toque-para-ganhar” no Telegram parece incerto
hamster simulando jogar hamster kombat to telegram

(Reprodução/Decrypt)

No início de 2024, o primeiro jogo de “tap-to-ear” (“toque-para-ganhar”) no Telegram era uma curiosidade — um enigma. Até o final do ano, o sucesso do Notcoin havia gerado uma mini-indústria que atraiu uma demanda substancial. E ainda assim, tão rapidamente quanto os jogos no Telegram surgiram, eles também desapareceram, dando cada vez mais a sensação de que seu momento já passou.

Quando o Notcoin foi lançado em janeiro, mal sabíamos o que pensar. Por que as pessoas estavam incessantemente tocando em uma moeda dentro de um aplicativo de mensagens em seus celulares? Haveria um token real na blockchain ou seria apenas algum tipo de comentário metafórico sobre o mundo das criptomoedas?

Publicidade

Haveria, de fato, um token real cunhado na The Open Network (TON), e o Notcoin optou por manter as coisas simples: você toca e ganha. Essa simplicidade, combinada com um atrativo ar anti-establishment e o crescente momento da TON, atraiu 35 milhões de jogadores para o jogo em apenas três meses.

Quando o airdrop do Notcoin distribuiu centenas de milhões de dólares em tokens para os jogadores, com esse valor disparando para bilhões de dólares em semanas, o modelo de “toque-para-ganhar” estava pronto para explodir. E foi aí que o Hamster Kombat pegou o bastão.

Embora ainda baseado em um mecanismo de toques, o Hamster Kombat mudou o jogo, assumindo a forma de um simulador de gerenciamento simplificado em que você lançava e expandia sua própria exchange de criptomoedas — como um hamster fofinho, é claro.

Por mais bobo que esse conceito pareça, o Hamster Kombat foi um sucesso avassalador. Em poucos meses, os criadores se gabavam de centenas de milhões de jogadores, enquanto as contas do jogo nas redes sociais cresciam rapidamente.

Publicidade

E então, as coisas ficaram estranhas.

Massageadores elétricos supostamente começaram a esgotar na Rússia, pois jogadores usavam suas vibrações rítmicas e repetitivas para manipular a jogabilidade baseada em toques do Hamster Kombat. E, em junho, um oficial militar iraniano criticou o crescente domínio do jogo no país, sugerindo que isso impactaria as eleições presidenciais iminentes.

“Uma das características da guerra branda do inimigo é o jogo do ‘Hamster’”, disse o vice-chefe militar do Irã, Almirante Habibollah Sayyari, segundo a agência estatal IRNA.

Os jogos no Telegram estavam impactando o mundo real, e quando o Hamster Kombat anunciou ter alcançado 300 milhões de jogadores totais em julho, outros jogos como Catizen e Yescoin também estavam crescendo com suas próprias variações do modelo.

Muito dependia do airdrop do Hamster Kombat. Um grande sucesso confirmaria a viabilidade do modelo de “toque-para-ganhar” e sua repetibilidade—que o Notcoin não foi um acaso, e que um jogo que conquistasse o mainstream ainda poderia entregar valor em escala.

Publicidade

No entanto, como muitos jogadores relataram em postagens nas redes sociais, eles receberam apenas “poeira”.

O airdrop do HMSTR, do Hamster Kombat, em setembro distribuiu centenas de milhões de dólares em tokens gratuitos para os jogadores, efetivamente criando valor do nada e recompensando os jogadores com criptomoedas reais. Mas, com cerca de 130 milhões de jogadores elegíveis para o airdrop, não foi surpresa ver pessoas recebendo apenas alguns dólares em tokens. E isso gerou frustração.

Todo airdrop significativo de jogos no Telegram desde o Notcoin tem sido marcado por descontentamento semelhante. Em parte, isso ocorre porque os airdrops se tornaram muito mais complicados, com desenvolvedores se afastando da simplicidade do Notcoin e tentando monetizar seus jogadores, enquanto os direcionavam para outros jogos para alimentar o ciclo de hype.

O jogo de quebra-cabeça com tema de gatos Catizen, por exemplo, irritou muitos jogadores ao mudar os fatores de elegibilidade do airdrop logo antes do lançamento do token, favorecendo fortemente aqueles que gastaram dinheiro real para pagar por benefícios.

O Tomarket afirmou ter realizado seu evento de geração de tokens em outubro, mas os “tokens” fornecidos aos jogadores não eram negociáveis até que o TOMA fosse listado nas exchanges. No final, a equipe admitiu que era um lançamento de token “dentro do jogo” e que nada havia sido cunhado na TON—e então, uma semana antes do airdrop, o Tomarket anunciou que o TOMA seria cunhado na Aptos.

À medida que o ano chega ao fim, os criadores de jogos como Tomarket e MemeFi estão tentando explicar aos seus jogadores por que seus respectivos tokens não valem muito. Enquanto isso, jogos como Yescoin e Tapswap, que seguiram o Notcoin, ainda não lançaram seus próprios tokens.

Publicidade

Enquanto isso, o Hamster Kombat está meio que em um limbo após o airdrop. A equipe prometeu uma reformulação de “Temporada 2” com nova jogabilidade, mas perdeu sua meta de lançamento por quase dois meses até o momento desta escrita, com queda no número de jogadores e menos atualizações no canal oficial do Telegram. Agora, a equipe afirma estar lançando três jogos como parte de um “HamsterVerse.”

Além da jogabilidade repetitiva, os lançamentos de tokens cada vez mais complicados e os jogadores frustrados com promessas enganosas, a atenção da indústria de criptomoedas foi para outros lugares em um mercado mais otimista—de volta ao Bitcoin e às moedas meme em ascensão.

Especialistas estão divididos sobre o futuro dos jogos de “toque-para-ganhar”. Alguns dizem que os jogos precisam ser mais envolventes e robustos; outros sugerem que mecanismos tão simples de toques devem ser usados apenas como ferramenta de introdução e engajamento para novas plataformas e projetos.

Os jogos de “toque-para-ganhar” reformularam a febre dos “jogue-para-ganhar” de 2021, simplificando o conceito e tornando-o mais atraente para as massas. Funcionou, ainda que brevemente, mas muitos dos mesmos problemas subjacentes acabaram surgindo.

Será que o próximo Notcoin está a caminho em 2025? Talvez. Mas jogadores e criadores aprenderam lições difíceis com o boom inicial, e qualquer ilusão sobre ganhar riquezas em criptomoedas apenas tocando na tela já desapareceu rapidamente.

*Traduzido com autorização do Decrypt.

  • Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.