Itália vai aumentar imposto sobre ganhos com Bitcoin de 26% para 42%, diz vice-ministro

A medida faz parte dos planos para arrecadar mais receitas no orçamento de 2025
moeda de Bitcoin à frente de bandeira da Itália

Shutterstock

O vice-ministro das Finanças da Itália, Maurizio Leo, afirmou em uma teleconferência nesta quarta-feira (16) que o governo aumentará o imposto sobre ganhos de capital provenientes de criptomoedas como Bitcoin de 26% para 42%. De acordo uma publicação da Reuters, a medida faz parte dos planos para arrecadar mais receitas no orçamento de 2025.

A Bloomberg também apontou que durante a fala de Leo, ele afirmou que o gabinete da primeira-ministra Giorgia Meloni tomou a medida devido ao “fenômeno estar se espalhando” – referindo-se ao setor cripto.

Publicidade

O preço do Bitcoin não foi afetado após a fala da autoridade italiana. Ao contrário,o BTC estendeu seu ganho semanal para mais de 12%, subindo acima de US$ 68 mil por volta das 11h, performance de preço que não ocorria pelo menos desde o final de julho deste ano.

Criptomoedas na Itália

O imposto de 26% sobre ganhos de capital em criptomoedas na Itália começou a valer a partir do ano fiscal de 2023 para cidadãos que movimentassem um valor acima de 2.000 euros (cerca de R$ 12 mil).

Na época, o imposto surgiu com a introdução de várias novas regras para tributação do setor cripto proveniente do tratamento anterior das criptomoedas como moeda estrangeira, que tinha taxas de imposto mais baixas, relembra uma publicação do The Block sobre o assunto.

A Itália faz parte de um grupo de 47 países que visa implementar um novo padrão internacional para a troca de informações fiscais ligadas ao setor de criptomoedas. Trata-se do Crypto-Asset Reporting Framework (CARF), iniciativa divulgada em junho de 2023 pela Organização para Cooperação do Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Publicidade

Descrita como uma “Estrutura de Relatórios de Criptoativos”, o CARF visa o compartilhamento de informações entre jurisdições para combater a evasão fiscal em exchanges de criptomoedas. Todos os países que se comprometeram a esse padrão de transparência fiscal, deverão adotar as novas regras a partir de 2027.

  • Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.