Imagem da matéria: IR 2023: Livro gratuito ensina investidores de criptomoedas a não cair na malha fina da Receita Federal
Foto: Shutterstock

A primeira contadora de criptoativos do Brasil, Ana Paula Rabello, lançou na terça-feira (28) a quarta edição do e-book gratuito “Como declarar Bitcoin e outros criptoativos – edição 2023”.

Totalmente interativo, o material é um guia traduzido das regras dos órgãos reguladores para quem investe em bitcoin e outras criptomoedas na hora de declarar o imposto de renda.

Publicidade

O conteúdo foi editado em formato de perguntas e respostas, com dúvidas enviadas pelos leitores do blog Declarando Bitcoin. Com 174 perguntas respondidas pela especialista em 93 páginas, o e-book está disponível para download neste endereço.

Entre as principais questões que impactam o contribuinte na hora da declaração, Ana Paula Rabello destaca que os órgãos fiscalizadores estão cada vez mais atentos ao mercado de criptoativos e recomenda a leitura de fontes confiáveis para evitar problemas com a Receita Federal.

“Todos estão sujeitos à fiscalização. O meu papel é ajudar. E, como contadora, faço isso em linguagem acessível, que a maioria compreende. Eu aplico a regra e digo como fazer”, afirma Ana Paula. 

Conteúdo do e-book

Entre os temas tratados no livro digital estão explicações sobre as operações com criptomoedas, pagamento de impostos sobre criptoativos e tokens, apuração sobre o ganho de capital, as informações prestadas pelas exchanges e a necessidade de realizar o report da Instrução Normativa 1888/2019 da Receita Federal.

Publicidade

Leia também: Imposto de renda 2023: Entenda a IN 1888 e as mudanças na declaração de criptomoedas

Um dos destaques na edição de 2023 é o capítulo sobre cálculos e cotação. Neste, Ana Paula Rabello ensina como controlar compras e saldos, qual a metodologia de custo para dar baixa na moeda e como fazer o cálculo da média ponderada. 

“Uma dúvida frequente é quanto a aplicação da média ponderada. Procurei trazer de forma simples, utilizando um exemplo prático, explicativo. É um passo a passo de como calcular a ponderada das criptomoedas”, explica a contadora. 

Ana Paula Rabello lança anualmente o e-book gratuito para auxiliar os investidores de bitcoin e outros criptoativos na declaração do imposto de renda. Nos primeiros anos de lançamento do livro digital, o material foi elaborado em parceria com exchanges e portais de notícia especializados em criptoeconomia, como o Portal do Bitcoin. Desta vez, a intenção é disponibilizar o conteúdo de forma 100% independente. 

O prazo para declaração do IRPF em 2023 vai até 31 de maio, e o processo pode ser feito tanto no site da Receita Federal, assim como o programa disponibilizado pela mesma.

Publicidade

Para baixar gratuitamente o e-book “Como declarar Bitcoin e outros criptoativos – edição 2023” basta acessar o blog Declarando Bitcoin e informar o e-mail para recebimento do material instantaneamente na janela do e-book. 

Talvez você queira ler
Imagem da matéria: Grayscale faz reunião com reguladores dos EUA para debater proposta de ETF de Bitcoin

Grayscale faz reunião com reguladores dos EUA para debater proposta de ETF de Bitcoin

Analistas da Bloomberg Intelligence e do JP Morgan estimaram que a SEC provavelmente aprovará um ETF de Bitcoin à vista até o início de janeiro
Imagem da matéria: O Bitcoin está prestes a entrar em um ciclo de alta? Veja o que dizem os especialistas

O Bitcoin está prestes a entrar em um ciclo de alta? Veja o que dizem os especialistas

O Bitcoin atingiu US$ 39 mil na sexta-feira. Será que só há espaço para crescimento a partir de agora?
Imagem da matéria: Bitcoin intocado por mais de um ano ultrapassa 70% da oferta, um novo recorde

Bitcoin intocado por mais de um ano ultrapassa 70% da oferta, um novo recorde

Métrica demonstra otimismo no mercado cripto, com investidores pouco dispostos a vender Bitcoin nos preços atuais
Changpeng "CZ" Zhao, CEO da Binance

Uma Binance sem CZ; entenda como a corretora deve operar daqui em diante

Especialistas afirmam que episódio pode ser ponto de maturidade para a indústria cripto e mostrar que setor não depende mais de personalidades