Homem toca tela vermelha com gráfico de baixa
Foto: Shutterstock

A Financial Conduct Authority (FCA), autarquia do Reino Unido que regula o setor financeiro, publicou nesta segunda-feira (11) um alerta aos consumidores sobre os riscos em investimentos que prometem altos retornos baseados criptoativos, como o bitcoin e outras criptomoedas.

Na publicação, a FCA diz que está ciente de que algumas empresas estão oferecendo investimentos em criptoativos, ou empréstimos ou investimentos vinculados a eles, e que prometem retornos elevados.

Publicidade

“Geralmente envolve assumir riscos muito elevados com o dinheiro dos investidores. Se os consumidores investirem nesses tipos de produtos, eles devem estar preparados para perder todo o seu dinheiro”, diz o comunicado. 

O órgão alertou que no caso do investidor assumir um investimento em criptoativos ele não terá o respaldo das entidades que controlam o mercado financeiro. Por isso, escreveu, os consumidores devem se certificar de que entendem em que estão investindo, os riscos associados ao investimento e todas as proteções regulatórias aplicáveis.

Por outro lado, o órgão também alertou as empresas que oferecem tais negócios, pois elas devem certificar-se de que estão em conformidade com as normas do FCA e demais autoridades financeiras. “Operar sem registro é crime”, destacou.

Alerta para investimento em bitcoin

Ao final, o FCA convidou os consumidores a consultarem suas cartilhas de proteção a investimentos e descreveu os principais cuidados para que o cidadão não caia em golpes. 

Publicidade

Conforme descreve o texto, os consumidores devem ser cautelosos se forem contatados do nada, pressionados a investir rapidamente ou retornos prometidos que parecem bons demais para ser verdade.

Essas ofertas, disse o FCA, vão envolver alto risco de perdas por conta da volatilidade sem precedentes no preço de criptoativos, como o bitcoin. Fora isso, advertiu que muitos negócios dificultam propositalmente a compreensão de como realmente funciona o investimento, alertando sobre taxas e riscos omitidos.

Para tomar uma ação rápida ou se previnir de ofertas duvidosas, o órgão destacou três passos que considera importantes:

Verificar se a empresa tem autorização do órgão oficial para operar opel menos registro em análise; Se a resposta for negativa, os consumidores devem questionar se a empresa pode continuar a oferta sem o registro; Por fim, se não houver comprovação de legitimidade, a FCA sugere que os consumidores retirem seus criptoativos ou dinheiro investidos.

“Isso ocorre porque a empresa está operando ilegalmente”, concluiu a FCA, que a partir do dia 10 de janeiro obriga qualquer empresa de criptomoedas a ter registo no país.

VOCÊ PODE GOSTAR
Donald Trump ex-presidente dos EUA

Grupo de mídia de Donald Trump estuda comprar corretora de criptomoedas

Um acordo bem-sucedido com a Bakkt aprofundaria a entrada de Trump no mercado de criptomoedas
Imagem da matéria: Trump escolhe defensor do Bitcoin para liderar comércio nos EUA

Trump escolhe defensor do Bitcoin para liderar comércio nos EUA

Howard Lutnick é um grande defensor do Bitcoin e sua empresa, Cantor Fitzgerald, é a principal custodiante da Tether
touro com moedas de bitcoin

Manhã Cripto: Bitcoin sobe 7% e ultrapassa R$ 500 mil pela 1ª vez

Bitcoin acaba de ultrapassar a prata como 8º ativo mais valioso do mundo
Imagem da matéria: As 4 empresas pioneiras em aceitar Bitcoin como forma de pagamento

As 4 empresas pioneiras em aceitar Bitcoin como forma de pagamento

Após introduzir criptomoedas na Overstock em 2014, o diretor Jonathan Johnson afirmou ser “loucura” que varejistas não aceitem Bitcoin como forma de pagamento