Inteligência Artificial e Blockchain podem se complementar?

Inteligência Artificial e Blockchain podem se complementar?
Foto: Shutterstock


Inteligência Artificial (IA) e Blockchain são, sem dúvida, as tendências tecnológicas mais instigantes dos últimos dois anos. E há razões válidas pelas quais essas tecnologias atraíram muita atenção. 

Por um lado, a inteligência artificial promete facilitar a automação de várias tarefas, além de possuir a capacidade de modelar cenários complexos com maior eficiência em comparação aos seres humanos.

Por outro lado, a tecnologia blockchain promete fornecer segurança e privacidade aprimoradas das informações, além do potencial de eliminar o controle e a centralização da autoridade feita por grandes organizações.

Diante desse motivo, a pergunta comum que a maioria das pessoas faz é se ambas as tecnologias, IA e Blockchain, podem funcionar bem juntas. 

O que é inteligência artificial?

Inteligência é a  capacidade de entender e organizar as informações além do óbvio, do explícito. A inteligência pode ser classificada como:

  • Individual 
  • Grupo

Seguindo esse raciocínio, a inteligência artificial se refere à inteligência criada pelo homem.

Em termos simples, refere-se à teoria e ao desenvolvimento de sistemas de computador que podem executar tarefas que caracteristicamente requerem inteligência humana.



As tarefas incluem percepção visual, identificação de fala, tomada de decisão e tradução de idiomas.

O que é a tecnologia Blockchain? 

A tecnologia Blockchain refere-se a um registro compartilhado e descentralizado de transações, caracterizado por transparência, confiabilidade, verificabilidade e contratos inteligentes.

A estrutura descentralizada e compartilhada implica na manutenção dos dados em uma rede, possibilitando que todos os participantes acessem as informações ou que realizem transações sem precisar se conectar a um servidor central.

Como cada bloco da blockchain possui uma informação única criptografada, essa tecnologia garante a confiança e a autenticidade dos dados.

É importante ressaltar que não é possível alterar os dados mantidos em um bloco sem a validação de toda a cadeia de dados armazenados em um bloco e, portanto, um participante não é capaz de prejudicar a cadeia.

Isto explica por que essa tecnologia depende de um algoritmo de consenso, o qual se refere ao mecanismo pelo qual todas as partes em uma rede chegam a um acordo para fazer alterações na blockchain. 

Contribuindo para a construção do conceito blockchain, demonstrando um uso pertinente dessa tecnologia, temos os contratos inteligentes.

Os contratos inteligentes são códigos descentralizados que podem ser ativados quando uma sequência específica de atividades é atendida. Essa modalidade facilita a realização de transações entre as partes de maneira segura e verificável, sem a necessidade de um intermediário.  

Como a tecnologia blockchain e a inteligência artificial podem se complementar

A tecnologia blockchain e a inteligência artificial são duas tecnologias que estão se desenvolvendo em direções opostas.

A IA concentra-se predominantemente em informações rápidas e complexas que dependem de grandes volumes de dados e recursos de computação. 

Por outro lado, a tecnologia blockchain tem a capacidade de aproveitar esses recursos de dados e computação de maneira mais transparente e descentralizada. Mas seu processamento ainda é lento quando comparado com IA.

No entanto, é provável que esse desafio seja enfrentado por diferentes projetos de dimensionamento de blockchain em andamento. 

Por esse motivo, quando combinadas, a tecnologia blockchain e a inteligência artificial podem contribuir para o desenvolvimento de aplicativos interessantes. Algumas das utilidades mais importantes  incluem:

  • Manutenção de privacidade dos dados
  • Criação de um marketplace para algoritmos
  • Facilitar o crescimento de um marketplace de dados
  • Permitir o lançamento de empresas autônomas descentralizadas

Manutenção de privacidade de dados

Blockchain ‘anonimiza’ informações. Embora existam mecanismos para saber quais informações estão conectadas a qual indivíduo em um determinado momento, a capacidade de anonimização faz do ledger de blockchain como uma plataforma viável para fins de pesquisa.

Da mesma forma, em vez de empresas centralizadas como a Google coletarem informações sobre milhões de usuários, qualquer entidade que consiga acessar um ledger blockchain pode usar informações anônimas disponíveis no registro de blockchain. Isso para realizar análises, fazer estimativas e até treinar algoritmos sem violar a privacidade de usuários de rede.

Como o foco está na colaboração entre tecnologia blockchain e inteligência artificial, a possibilidade de treinar algoritmos é uma capacidade relevante, pois pode minimizar o viés no acesso aos dados.

Por exemplo, os algoritmos, que são invenções baseadas em IA, dos principais mecanismos de pesquisa geralmente são treinados com base em dados de usuários predominantemente ocidentais.

No entanto, a tecnologia blockchain pode tornar possível criar e treinar algoritmos que são mais representativos da população global por meio do uso de uma blockchain anônima global de amplo alcance e descentralizada.

Criação de um marketplace para algoritmos

No momento em que você descentraliza o acesso à computação e aos dados, a Inteligência Artificial pode representar uma grande oportunidade de crescimento, impulsionada por  esta comunidade. Já temos pacotes de código aberto para modelos comuns de aprendizado de máquina, como o TensorFlow.

Isso significa que dados e computação baseados em blockchain podem impulsionar essa tendência e dar origem a um marketplace para algoritmos.

Portanto, em vez de o desenvolvimento da IA ​​ser interno e proprietário, ele pode se tornar um mercado aberto, no qual qualquer pessoa pode participar e fornecer valor.

Como já vimos com a ascensão dos modelos de negócios de Software como Serviço (SaaS), um mercado de algoritmos pode promover uma inovação muito além do desenvolvimento privado.

Facilitar o crescimento de um marketplace de dados

Uma consequência importante dos sistemas baseados em blockchain é que é fornecido aos usuários maior controle sobre seus dados.

Atualmente, os mecanismos de pesquisa rastreiam e mantêm online informações sobre as atividades dos usuários. Um maior controle sobre essas informações significa que os usuários podem ter a oportunidade de, por exemplo, trocar suas informações por serviços personalizados.

Permitir o lançamento de empresas autônomas descentralizadas

A aplicação mais abstrata e também potencialmente transformadora de blockchain e IA trabalhando em conjunto é a criação de negócios independentes.

Nós já temos algumas Organizações Autônomas Descentralizadas (DAOs). No entanto, seus termos de compromisso são baseados em contratos inteligentes, que envolvem codificação rígida.

Isso significa que a empresa pode executar suas funções, mas não pode fazer escolhas independentes, pois depende das regras elaboradas pelo desenvolvedor do contrato inteligente.

Combinar tecnologia blockchain e IA significa que existe a possibilidade de que essas organizações possam tomar decisões independentes. Essas organizações podem obter recursos e selecionar as melhores abordagens para distribuir esses recursos de acordo com cada contexto.

Tais decisões, sejam elas comerciais ou filantrópicas, podem ser tomadas com base em informações de mercado.

Esse contexto pode favorecer o surgimento de organizações autônomas que operam sem influência externa. Isso  pode representar uma solução inédita no sentido de governança efetiva, de igualdade econômica e de diminuição da carga de trabalho àqueles que atuam em áreas do conhecimento humano.

Posicionando seu negócio para a convergência de Blockchain e IA

Enquanto aplicativos específicos de integração de IA com blockchain dependerão de cada  necessidade comercial exclusiva, o fator comum serão os dados.

O blockchain garantirá que as informações sejam seguras, privadas e confiáveis. Por outro lado, os modelos de IA utilizarão essas informações para aumentar a eficiência.

Portanto, empreendedores e empresas precisarão identificar seus requisitos comerciais específicos e determinar se as tecnologias blockchain ou IA podem aprimorá-los.

Caso você já tenha automatizado seus processos, pode ser benéfico explorar como o blockchain pode fornecer melhorias.


Sobre o autor

Fares Alkudmani é formado em Administração pela Universidade Tishreen, na Síria, com MBA pela Edinburgh Business School, da Escócia. Desde janeiro de 2019, atua na empresa de criptomoedas Changelly como gerente geral para a América Latina.