Ex-presidente do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva, falando ao microfone em evento
Foto: Shutterstock

O Instituto Lula, entidade que tem como presidente de honra o ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva, retomou recentemente suas ações de educação sobre o mercado de criptomoedas, iniciadas em fevereiro deste ano com cursos sobre Bitcoin, criptomoedas e NFTs. Em nova fase, agora foi a vez de explicar que é blockchain.

Em um vídeo publicado no canal do Instituto Lula no Youtube, o objetivo é explicar a tecnologia da rede por trás do Bitcoin, que criou o trilionário mercado de criptomoedas. Intitulado “O que é Blockchain?”, o vídeo “desvenda sistema tecnológico responsável por organizar as criptomoedas”, descreve o canal.

Publicidade

O tema é explicado pelo professor de sociologia Edemilson Paraná, da Universidade Federal do Ceará, que participa da ação desde o início, batizada “Economia & Sociedade Digital: uma introdução”. Nesta nova etapa do projeto, Paraná explica o conceito e funcionamento da blockchain e como projetos nesta área podem impactar na vida das pessoas, além de reunir vários profissionais, o que ele define como sistema “sociotécnico”.

“Pensem numa planilha de Excel interativa, como essas do Google, em que várias pessoas podem interagir ao mesmo tempo inserindo informações em tempo real. Em tradução simples, blockchain é uma corrente de blocos. E esses blocos são um conjunto de informações que vai sendo inserido a cada espaço de tempo. Informações condensadas, agrupadas e compensadas dentro de um bloco que vão se agregando numa cadeia e conduzindo a gente a um livro aberto, público e auditável por todos que participam dessa rede”, explica Paraná, em um texto no portal da entidade.

Sem fraudes

A aula explicativa aborda o sistema seguro e imutável de um blockchain, devido à sua intrínseca criação descentralizada, em uma colaboração mútua na rede mundial de computadores. “É muito difícil alguém fraudar. Se alguém tenta, vem uma atualização que entra no sistema e garante a integridade dele”, concluiu.

Edemilson Paraná é autor do livro “Bitcoin: a utopia tecnocrática do dinheiro apolítico”. Publicado em 2020, o autor oferece um ponto de vista marxista das criptomoedas.

Publicidade

No início do projeto, o professor disse ao Portal do Bitcoin que recebeu o convite após a organização criada pelo ex-presidente Lula se mostrar interessada em ingressar no debate público sobre as criptomoedas, oferecendo um tipo de formação introdutória que possibilite pensar sobre esse assunto com mais capacidade analítica.

O Instituto Lula é uma entidade independente que promove ações sociais de cooperação do Brasil com a África e a América Latina. 

You May Also Like
Imagem da matéria: Criador da FTX recebe sentença de 25 anos, mas quanto tempo ele realmente ficará preso?

Criador da FTX recebe sentença de 25 anos, mas quanto tempo ele realmente ficará preso?

Sam Bankman-Fried deve passar décadas na cadeia, mesmo que tenha sentença reduzida por bom comportamento
Imagem da matéria: ETFs de Bitcoin perdem terreno pela 1ª vez em semanas, prejudicados pela Grayscale

ETFs de Bitcoin perdem terreno pela 1ª vez em semanas, prejudicados pela Grayscale

Apesar dos enormes fluxos de saída da Grayscale, o interesse dos investidores nos ETFs de Bitcoin não está diminuindo, diz especialista
Imagem da matéria: Até onde vai a queda do Bitcoin? Especialistas respondem

Até onde vai a queda do Bitcoin? Especialistas respondem

Após atingir um recorde de preço de US$ 73 mil, o Bitcoin começou a cair rapidamente, e há potencial para mais quedas no curto prazo apesar das perspectivas promissoras para o futuro
cabeça robótica por IA decrypt-reprodução

Desafios da Inteligência Artificial “aumentarão drasticamente” este ano, diz especialista

Especialista enfatiza a blockchain para provar a autenticidade em meio ao aumento dos deepfakes gerados por Inteligência Artificial