Influencers de investimentos sorteiam BMW para bombar no Instagram e não entregam carro

Conforme dados da Receita, a promoção não estava registrada
Imagem da matéria: Influencers de investimentos sorteiam BMW para bombar no Instagram e não entregam carro

Foto: Shutterstock

Os traders Rodrigo Lyra (Lyra Trader) e Emanuel Santos (Cangaçeiro com “ç” mesmo) anunciaram em seus perfis no Instagram que sorteariam uma BMW no início de agosto. O post sobre a promoção rendeu mais 600 mil comentários, 17 mil curtidas e milhares de novos fãs para os dois. No entanto, quatro meses se passaram e ninguém viu a cor do carro.

Nas redes sociais, as pessoas já começaram a questionar o que ocorreu com o suposto sorteio. Um dele foi o investidor Eduardo Souza. “Minha intenção não é gerar polêmica e não estou fazendo nenhum valor de juízo, mas gostaria apenas de saber cadê a BMW do sorteio? Já faz mais de quatro meses que foi anunciado amplamente, mas até hoje nem sinal. Nada aconteceu”, disse ao Portal do Bitcoin.

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Para concorrer ao carro, os traders estabeleceram algumas regras. Em resumo, as pessoas precisariam curtir a foto oficial do sorteio, escrever no post da promoção as frases “já ganhei, é meu, já quero” e seguir o perfil oficial da promoção, bem como os perfis dos 51 patrocinadores.

Cada patrocinador teve que pagar R$ 2,5 mil para participar da ação, segundo Souza. O dinheiro seria usado para adquirir a BMW, cujo modelo não foi divulgado. No total, levando em consideração o número de patrocinadores, Lyra e Cangaçeiro arrecadaram cerca R$ 127 mil.

“Os traders e os patrocinadores já estão ganhando, pois tiveram milhares de novos seguidores nas redes sociais, mas e as pessoas que acreditaram no sorteio, como ficam?”, disse o investidor.

Lyra tem 127 mil seguidores. Já o Cangaçeiro, que em julho deste ano foi denunciado por não reembolsar valores e por “maltratar” alunos, conta com 174 mil.

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Foto do sorteio que nunca aconteceu (Foto: Reprodução/Instagram)

Traders não respondem

O Portal do Bitcoin questionou o suporte do Lyra Trader sobre a ação, mas ninguém respondeu até a publicação desta reportagem.

Em um story publicado na manhã de segunda-feira (30) no Instagram, Lyra disse que teve problemas com o InstaSorteio, plataforma permite a realização de sorteio na rede social.

Segundo o trader, não teria sido possível até agora carregar os comentários das pessoas na ferramenta. “Assim que terminar de carregar vou avisar vocês no Instagram e vou anunciar o sorteio”, disse.

A reportagem também enviou mensagem para o trader Cangaçeiro por meio do Instagram, mas não obteve resposta.

Sem autorização

Promoções comerciais, sejam nas redes sociais ou físicas, são regidas pela Lei nº 5.768 de 1971 e pela Lei nº 13.756. Conforme a legislação, somente pessoas jurídicas que exerçam atividades comerciais, industriais ou de compra e venda de bens imóveis podem realizar sorteios. As empresas, ainda segundo as leis, precisam ter autorização do Ministério da Economia.

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A reportagem verificou que as pessoas jurídicas de Lyra e Cangaçeiro não estão no Sistema de Controle de Promoção Comercial da Secretaria Especial da Receita, plataforma pública que reúne nomes de empresas autorizadas a realizar sorteios.

Em nota, a Secretaria de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria, departamento do Ministério da Economia que cuida de promoções no Brasil, confirmou que as empresas não têm aval. Informou ainda que “fará a abertura de um processo administrativo para verificar a possibilidade de realização de promoção comercial sem a devida autorização”.

Segundo a legislação, pessoas jurídicas que fazem sorteios sem autorização ou que não cumprem o plano de distribuição de premiações podem ser penalizadas a pagar multa de até 100% (cem por cento) do valor do prêmio, além de ficarem proibidas de realizar sorteio por pelos menos três anos]