Pavel Durov e Yulia Vavilov
Pavel Durov e Yulia Vavilov (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Uma influencer russa de criptomoedas estaria namorando o criador do Telegram, Pavel Durov, e os indícios apontam que estava junto com o empresário no momento em que foi preso na França no sábado (25). Trata-se de Yuli Vavilova, personagem elusivo até no nome: esse é um pseudônimo, sendo que ela não usa o verdadeiro nome. 

Reportagem do jornal O Globo aponta que Vavilova apareceu em diversas fotos nos últimos dias com Durov e sua comitiva. Umas das fotos é da influencer tomando café da manhã com o grupo no Azerbaijão, logo antes de embarcar para Paris. 

Publicidade

A imprensa russa afirma que o relacionamento de Durov a Vavilova já é conhecido em alguns círculos sociais de Dubai, onde ambos vivem.  

A família da Vavilova, que está na Rússia, afirma que não consegue contato com a influencer desde que Pavel foi preso no sábado, ao pousar seu jato particular no aeroporto Le Bourget. 

Games e criptomoedas

Vavilova se define como gamer, streamer e investidora em criptomoedas. Tem um canal no Twitch para os jogos e um outro sobre cripto, no qual apresenta o conteúdo em árabe, um idioma que fala com fluência. A influencer cancelou todas as lives que tinha programado nesta semana.

Criador do Telegram é preso

Durov foi preso no último sábado (24) pelas autoridades francesas ao desembarcar de seu jato particular nos arredores de Paris, por supostamente facilitar terrorismo, venda de drogas e fraude ao se recusar a moderar comunicações entre usuários do Telegram. 

Publicidade

Pavel Durov foi detido a chegar no aeroporto Le Bourget, por conta de um pedido da OMFIN, a agência francesa de prevenção da violência contra menores. 

Nas horas seguintes à prisão, líderes do setor de tecnologia condenaram a ação como uma tentativa injusta e politicamente motivada do governo francês de reprimir Durov, um importante defensor da liberdade de expressão que nasceu na Rússia e agora reside no Azerbaijão.

Edward Snowden, ex-funcionário da Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA) que se tornou um informante, também colocou a responsabilidade pela prisão de Durov diretamente no presidente francês. 

“Estou surpreso e profundamente triste que Macron tenha descido ao nível de fazer reféns como forma de obter acesso a comunicações privadas”, escreveu Snowden no domingo (25) em uma postagem no X que recebeu mais de 85.000 curtidas. 

Publicidade

Ainda na segunda-feira, Macron insistiu que a prisão de Durov decorreu de uma investigação judicial independente e em andamento com a qual ele não teve nada a ver. Pouco depois, o Ministério Público de Paris divulgou uma declaração na qual revelou que Durov estava sob investigação desde 8 de julho.


VOCÊ PODE GOSTAR
Pai Rico Pai Pobre Robert Kiyosaki posa para foto

Pai Rico explica por que acha que Bitcoin atingirá US$ 350 mil este ano

Segundo o autor de “Pai Rico, Pai Pobre”, a impressão de dinheiro irá valorizar ativos reais como Bitcoin, ouro e prata
Moeda de Tether apoiada sobre outras deitadas

Criadora da stablecoin mais popular do mundo, Tether muda sua sede para El Salvador

CEO da Tether classificou a medida como uma progressão natural da empresa no sentido de fortalecer o foco em mercados emergentes
Dólares equilibrados formam uma pirâmide

BeeFund: Suposta pirâmide financeira anuncia volta e sorteio de Camaro

Após lesar centenas de investidores, BeeFund anuncia retorno e lançar uma nova plataforma
Imagem da matéria: Mark Zuckerberg usou dados pirateados para treinar IA da Meta, diz acusação

Mark Zuckerberg usou dados pirateados para treinar IA da Meta, diz acusação

Uma recente ação judicial contra a Meta alega que Mark Zuckerberg e outros executivos aprovaram o uso de um polêmico conjunto de dados, mesmo após alertas internos