Impressora 3D bambu deixa emaranhado de fios
Reprodução/Twitter

Na noite do dia 15 de agosto, vários proprietários de impressoras 3D da marca Bambu reclamaram de um mesmo insólito fato: os aparelhos resolveram começar a trabalhar por conta própria.

Logo, o assunto se espalhou nas redes sociais. Segundo um ṕublicação do site The Verge, o mau funcionamento ocorreu nos modelos X1C ou P1P da Bambu. Segundo a empresa, o erro pode ter sido causado por uma falha de comunicação na nuvem.

Publicidade

“Isso é um pouco preocupante, não tenho ideia de como o sistema deles está configurado (código fechado proprietário)”, comentou  o usuário @3dpNero no X, antigo Twitter.

Uma imagem compartilhada em um grupo de conversa sobre a Bambu no Facebook,  revela um emaranhado de fios. O usuário Drew Jones, que a postou, disse: “Eu fui para a cama na última noite. A impressora não estava funcionando”.

“Isso é absolutamente inaceitável”, escreveu outro, em um post no Reddit, enquanto o usuário According_Lie_4006 dava uma dica: “É por isso que sempre faço as impressões através do [cartão de memória] SD e desconecto a impressora do wifi quando ela não está em uso”.

O usuário do X, @gabriel_schirm, já foi mais dramático: “Máquinas construindo máquinas enquanto os humanos dormem”.

Interrupção inesperada na nuvem, diz empresa

No mesmo dia, a Bambu Lab explicou em seu blog oficial que “passou por uma interrupção inesperada da nuvem”, causando o que está chamando de “interferência de trabalho”. Aos usuários da rede, veio a seguinte resposta da empresa.

Publicidade

“Durante o tempo de inatividade, nossos clientes não conseguiram enviar trabalhos de impressão do Bambu Studio. Além disso, algumas impressoras que estavam ligadas durante o período afetado, iniciaram um trabalho de impressão inesperadamente sem a intervenção do usuário”, explicou a empresa em seu blog. Ela acrescentou:

“Explicado de forma simples, o trabalho de impressão enviado para a impressora anteriormente ficou preso na nuvem e teve um início atrasado”.

“Nossas equipes de P&D e Cloud Networking estão trabalhando incansavelmente para identificar a causa raiz e garantir que isso nunca aconteça novamente”, disse a empresa.

A Bambu também lamentou o ocorrido e pediu “sinceras desculpas” pelos incidentes, assumindo a responsabilidade, prometendo dar suporte para os usuários afetados.

Publicidade

De acordo com o The Verge, que procurou a empresa para comentar o incidente, um porta-voz não foi muito longe quando o assunto foi sobre reposição de peças, abstendo-se de informar que qualquer pessoa que tenha sofrido algum dano deveria entrar em contato com o suporte do Bambu o mais rápido possível.

“Para os danos causados ​​por este incidente, ofereceremos as soluções necessárias aos nossos clientes afetados pela interrupção da nuvem, na forma de substituição de peças ou substituição da impressora, se a situação exigir”, disse.

Veja uma sequência de falhas das impressoras Bambu em um vídeo publicado no YouTube.

VOCÊ PODE GOSTAR
Mordomo na faixa de 70 anos segurando um espanador

Cadillac à prova de balas, mordomo e relógio Titanic de R$ 7,7 milhões: os gastos luxuosos do executivo da FTX

O ex-chefe da FTX Europe, Patrick Gruhn, está gastando suas riquezas oriundas das criptomoedas — mas sua fortuna gera polêmica
Ministro Zhaslan Madiyev ex-gerente Binance Cazaquistão

Gerente da Binance é nomeado ministro de Desenvolvimento Digital no Cazaquistão

Depois de passagens por bancos e órgãos do governo cazaquistanês, Zhaslan Madiyev ocupa agora o maior cargo do Ministério de Desenvolvimento Digital, Inovações e Indústria Aeroespacial
pilhas de moedas douradas à frente da bandeira da Colômbia

Maior banco da Colômbia lança corretora de criptomoedas

A plataforma Wenia visa atrair pelo menos 60.000 clientes em seu primeiro ano de operação
Imagem da matéria: Maior plataforma P2P de Monero fecha após 7 anos de operação

Maior plataforma P2P de Monero fecha após 7 anos de operação

A plataforma peer-to-peer focada na moeda de privacidade Monero (XMR) citou “uma combinação de fatores internos e externos” para sua decisão de fechar as portas