Imagem da matéria: Imposto de Renda 2020: Portal do Bitcoin lança ebook gratuito sobre como declarar criptomoedas
Foto: Shuttestock

O Portal do Bitcoin lança nesta quarta-feira (11) o livro “Como declarar bitcoin e outras criptomoedas no Imposto de Renda”. O ebook, escrito pela contadora especializada em criptoativos Ana Paula Rabello, é o primeiro do gênero no Brasil e será distribuído de graça.

Para receber a primeira edição, basta entrar na página do livro, clicando aqui.

Publicidade

O objetivo da autora, que também assina o blog Declarando Bitcoin, é evitar que as pessoas tenham problemas com a Receita Federal no futuro. Com uma linguagem simples, didática e direta, o texto fornece detalhes sobre como os valores obtidos com investimento em ativos digitais devem ser descritos e calculados.

“Diante desse vácuo de regulamentação expressa, este trabalho se propõe a tratar das questões mais importantes relacionadas à tributação de criptoativos. O objetivo é permitir, ao final da leitura, que o investidor-contribuinte tenha meios para cumprir suas obrigações tributárias da melhor maneira possível”, explica Rabello em um trecho do livro.

Imposto de Renda e IN

A publicação mostra ainda que é possível conciliar a realidade da criptoeconomia com as tentativas de regulamentação do setor, apesar de ambas não caminharem no mesmo ritmo.

Até o momento a principal diretriz sobre criptoativos em vigor no Brasil vem da Instrução Normativa (IN) 1888. Ela obriga o registro de todas as operações feitas com criptomoedas pelas exchanges brasileiras. Há ainda projetos em discussão na Câmara e no Senado, mas nada ainda pronto para votação em plenário pelos parlamentares.

“É preciso algum tempo para que sejam constatadas, compreendidas,
sistematizadas e, por fim, regulamentadas. É um caminho natural, atravessado por toda e qualquer inovação que vem para quebrar paradigmas e estabelecer novas fronteiras no contexto financeiro”, completa a autora.

Publicidade

Apesar do vácuo normativo e de muitos entusiastas cripto ainda torcerem o nariz, a mensagem é clara. A melhor forma de permitir que rendimentos adquiridos no mundo virtual possam ser usados no mundo real é que eles sejam formalizados junto à Receita Federal.

Entusiasta das criptomoedas, Ana Paula Rabello mergulhou de cabeça no tema. Ela utiliza sua experiência de mais de vinte anos em impostos para compreender a realidade da criptoeconomia, bem como o contexto regulatório pelo qual o mercado está passando.

VOCÊ PODE GOSTAR
Ilustração de Elon Musk com olhos de laser

Elon Musk adota ‘olhos de laser’ e gera rumores de participação na conferência Bitcoin nos EUA

A conferência Bitcoin 2024 vai começar nesta quinta-feira (25) nos EUA com figuras proeminentes, como Michael Saylor e Cathie Wood, e o mais recente nome, Donald Trump
Imagem da matéria: 2º maior cidade de Nova Jersey vai incluir Bitcoin em fundo de pensão

2º maior cidade de Nova Jersey vai incluir Bitcoin em fundo de pensão

O prefeito Steven Fulop disse que a cidade vai destinar cerca de 2% do fundo para Bitcoin
Imagem da matéria: Kraken devolve Bitcoin aos clientes da Mt. Gox uma década após invasão

Kraken devolve Bitcoin aos clientes da Mt. Gox uma década após invasão

Isso marca um dos capítulos finais na saga da Mt. Gox, que levou 10 anos para ser resolvida
Moedas de bitcoin empilhadas em formato de torre

Alta do Bitcoin vai além de Trump e fundamentos mostram possível forte recuperação, diz analista

Beto Fernandes, analista da Foxbit, afirma que os próprios fundamentos do Bitcoin explicam a valorização e ressalta relação oferta e demanda