Imagem da matéria: Hong Kong isentará impostos sobre ganhos com criptomoedas de investidores sofisticados
Foto: Shutterstock

Hong Kong está se preparando para isentar os impostos sobre ganhos de investimento com criptomoedas para investidores sofisticados, com o objetivo de aumentar o apelo da região como um centro de gestão de patrimônio.

Um documento de consulta do Departamento de Serviços Financeiros e do Tesouro propõe a expansão das isenções de impostos sobre ganhos de capital para incluir propriedades no exterior, créditos de carbono, crédito privado e criptoativos, informou a Reuters na quinta-feira (28).

Publicidade

Essas isenções se aplicariam a fundos oferecidos de forma privada e veículos de investimento de family offices elegíveis.

A proposta de quinta-feira acrescenta mais clareza aos planos de Hong Kong para o mercado cripto. Ainda assim, não está definido quando a política entrará em vigor caso a proposta avance.

O texto também propõe estender as isenções fiscais aos fundos de pensão e de doação, ampliando o escopo dos ativos elegíveis sob os regimes de fundos e de family offices da cidade, de acordo com o artigo.

Hong Kong já oferece incentivos fiscais para fundos privados e family offices selecionados, como isenção de impostos sobre lucros, mas a nova proposta busca estender essas vantagens para investimentos relacionados a criptomoedas, com o objetivo de promover a inovação em tecnologia e finanças de blockchain.

A proposta surge em meio a um aumento no interesse institucional pela classe de ativos este ano, que foi acelerado com a aprovação de vários ETFs de Bitcoin à vista nos EUA em janeiro.

Publicidade

A Região Administrativa Especial da China está tentando aproveitar parte desse entusiasmo, tornando-a mais atraente para aqueles com muito dinheiro investirem internamente.

No mês passado, Christopher Hui, Secretário de Serviços Financeiros e do Tesouro de Hong Kong, disse que a cidade quer garantir um “ambiente propício para a blockchain, em particular seus aplicativos financeiros”.

“Estamos sendo questionados o tempo todo (…) quais são os incentivos (…) do governo em termos de crescimento desse setor”, disse Hui durante um discurso de abertura na FinTech Week de Hong Kong.

A política proposta também se baseia nos esforços para promover o desenvolvimento de ativos digitais na região.

No ano passado, o governo implementou uma estrutura de licenciamento para plataformas de negociação de ativos digitais no âmbito da Securities and Futures Commission de Hong Kong. O regime da Plataforma de Negociação de Ativos Virtuais exige que as plataformas cumpram rigorosos padrões de proteção ao investidor e de conformidade.

Publicidade

O foco regulatório da cidade também se estende às stablecoins. Até o final de 2024, uma nova estrutura exigirá que os emissores de stablecoins estabeleçam uma presença física em Hong Kong, mantenham reservas em bancos locais e sigam as restrições sobre a oferta de pagamentos de juros.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

  • Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.
VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Nubank vai dar recompensas para clientes que possuem USDC

Nubank vai dar recompensas para clientes que possuem USDC

Conta digital do Nubank oferece recompensas para quem possui USDC, com retorno diário sobre um saldo mínimo e taxa fixa de 4% ao ano
Imagem da matéria: Indicado por Biden mira carteiras de criptomoedas nos últimos dias da administração

Indicado por Biden mira carteiras de criptomoedas nos últimos dias da administração

O Bureau de Proteção Financeira ao Consumidor busca responsabilizar os provedores de carteiras cripto por fraudes e transações errôneas na blockchain — uma mudança significativa na política existente
Imagem da matéria: SEC busca reverter classificação de XRP em nova apelação contra Ripple

SEC busca reverter classificação de XRP em nova apelação contra Ripple

O órgão regulador já havia apresentado seu recurso em meados de outubro, mas documento divulgado na quarta-feira representa um passo formal no processo de apelação
Imagem da matéria: As 10 criptomoedas mais promissoras para 2025, segundo especialistas

As 10 criptomoedas mais promissoras para 2025, segundo especialistas

Analistas apontam gigantes das criptomoedas como Bitcoin, Solana e Ethereum, mas também incluem projetos menos conhecidos